Alunos do 4º ano EF visitam o Centro Histórico de bonde

Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental fizeram uma viagem ao passado por meio de um passeio de bonde pelo Centro Histórico de Santos. Com um percurso de aproximadamente cinco quilômetros, os liceístas tiveram a oportunidade de circular pelas principais ruas e edifícios antigos, conhecendo passagens da história da cidade relacionadas ao porto, ao café, à imigração, ao período de escravidão, ao meio ambiente e à preservação da memória santista.

No trajeto do bonde, que tem início na Estação do Valongo e conta com monitoria especializada, os alunos passaram pelo Paço Municipal, Casa da Frontaria Azulejada, Santuário Santo Antonio do Valongo, ruínas dos casarões do Valongo, Bolsa do Café, Outeiro de Santa Catarina (marco zero da cidade), Casa do Trem Bélico, Alfândega, Igreja do Rosário, Monte Serrat, Mausoléu de Brás Cubas (fundador de Santos), Pantheon dos Andradas, Conjunto do Carmo entre outros.

Bonde

O bonde utilizado no roteiro é original. Ele foi construído na década de 20 do século passado e foi totalmente restaurado. É um dos poucos remanescentes da época ainda em circulação.

A rede de bonde de Santos foi inaugurada em 1870. Após passarem por diferentes administradores, em 1971 todas as linhas foram desativadas. A primeira linha turística de bonde no Centro Histórico foi inaugurada em 2000.

Atualmente, a linha turística é composta por sete bondes: aberto 32, fechado 40, português 224, Bonde Café, Bonde Arte, Reboque 38 (grande) e Reboque pequeno. São veículos originais, procedentes da Escócia, Portugal e Itália, que garantem a Santos o primeiro Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina.

Os motorneiros e condutores vestem réplicas do uniforme original da época em que os bondes eram o principal meio de transporte na cidade.