Alunos do 4º ano fazem mostra e degustação de especiarias

Anis estrelado, açafrão, cravo, canela, pimentas, cominho, mostarda, gengibre, noz moscada… tantos aromas, tantos sabores, tanta história que os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental produziram uma mostra com degustação de receitas que tinham, entre os ingredientes utilizados, essas especiarias.

Entre as receitas com o uso de especiarias, os alunos trouxeram patês, chás, arroz doce, biscoitos amanteigados, sopas, arroz, geleias, bolos e bombons.

Sob a orientação da professora Rosicler Coelho, os liceístas explicaram para os visitantes que esses produtos de origem vegetal (flor, fruto, semente, casca, caule e raiz) vinham do Oriente e eram muito valorizados na Europa, principalmente entre os séculos XIV e XV.

Os aromas e sabores acentuados das especiarias devem-se à presença de óleos essenciais e seu uso não se restringe apenas à culinária, com fins de tempero e de conservação de alimentos, mas também são utilizadas em farmácia, na preparação de óleos, unguentos, cosméticos, incensos e medicamentos.