4º e 5º ano fazem assembleia para debater comportamento

O recreio é um horário para descansar, tomar lanche, conversar e brincar com os amigos. Entretanto, algumas brincadeiras podem ser mal-interpretadas e gerar confusão em um momento que era para ser tranquilo e proveitoso para todos.

Incentivados a observar o que acontece nesse tempo precioso entre as aulas, alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental deram início a um debate, inicialmente na sala de aula, para elaborar um modelo de “Contrato Pedagógico”, listando as regras que o grupo acredita serem essenciais para que o ano letivo seja produtivo e para que o recreio, em especial, seja aproveitado com alegria, respeito e segurança.

De posse desse documento, cada turma elencou o que considerava importante compartilhar com os colegas das outras classes. Foi essa pauta que abriu a primeira assembleia reunindo os estudantes do período matutino.

Com o auxílio da coordenação e das professoras, representantes de cada classe destacaram as ações necessárias para uma convivência harmoniosa. Entre elas, o respeito ao espaço e às pessoas que convivem, a importância de trabalhar a prevenção, contribuir para a higiene do pátio, combinação prévia dos lugares para brincar de corrida, buscar a verdade sobre os conflitos, criar boas relações durante o recreio, respeitar as regras e a opinião do outro.

“Após a realização dos encontros, o recreio já está completamente diferente, mais tranquilo. A maioria dos alunos colabora com brincadeiras mais calmas, as corridas foram inseridas dentro de um contexto de brincadeira e há uma postura mais comprometida com o bem-estar coletivo”, relata a coordenadora Adriana Amore.