Alunos do 5º ano EF se preparam para os desafios do Fund2

Momentos de mudança sempre causam apreensão, dúvidas, ansiedades. É assim também com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que a partir de 2019 cursarão o 6º ano do Fund 2 com todas as suas mudanças de professores, de disciplinas, de rotina de estudos.

O projeto Crescer e Transformar-se, idealizado pela psicóloga Flávia Gonzalez, pelo coordenador Sérgio Nogueira Júnior e pela orientadora Rita de Cássia Erra, com o auxílio das professoras do 5º ano e estagiárias, busca preparar os estudantes para essa nova fase de estudos de forma lúdica e significativa. Inspiradas no livro Lin e o outro lado do bambuzal, de Lúcia Hiratsuka, as atividades do projeto tratam de amizade, ritos de passagem e respeito às diferenças.

Além da leitura da história, da apropriação dos personagens e sua transcendência, os liceístas participaram de atividades especiais também para desmistificar o desconhecido. Entre elas, conversar com alunos, professores e coordenadora pedagógica do 6º ano.

Cápsula do tempo

Esse processo de transformação, como aquele vivenciado pelos personagens da história, culminou com a escrita de uma carta para si mesmo e que só será lida novamente em 2022, quando eles estiverem no 9º ano EF. A ideia é que os alunos tenham a percepção de seu amadurecimento físico e emocional.

Para marcar o encerramento do projeto, um encontro reuniu a psicóloga Flávia, o coordenador Sérgio Nogueira, a orientadora Rita de Cássia, a coordenadora Adriana Amore, as professoras Márcia Bordin, Ana Cristina Gonzalez e Bruna Scarlate, além de alunos e seus familiares. Na ocasião, os envelopes contendo as cartas, fotos e outras produções foram acondicionados em uma caixa e lacrada pelas atuais professoras. Essa “cápsula do tempo” ficará guardada na escola e será aberta daqui a a 4 anos como parte de um projeto na disciplina de Ensino Religioso.