6º ano EF estuda o sistema solar por meio da Realidade Ampliada

Quando a tecnologia é uma aliada na sala da aula, ganha o professor, que tem à disposição novos instrumentos pedagógicos, e ganham os alunos, que aprendem conteúdos diversos de forma lúdica e significativa. Foi o caso dos liceístas do 6º ano do Ensino Fundamental ao estudarem o Sistema Solar e a Terra, em especial, por meio da Realidade Ampliada (RA) nas aulas de Geografia.

Realidade Aumentada são visualizações do mundo real vistas através de uma câmera (como a do celular ou do iPad) e com o uso de sensores de movimento. Para as aulas que proporcionaram uma nova maneira de observar o sistema solar, a professora Simone Ike utilizou o aplicativo Merge Cub e cubos de papel específicos para a atividade e montados pelos próprios alunos. Ressalta-se que a produção da peça também é uma oportunidade de ter contato com o sólido geométrico que os liceístas estão estudando em Matemática.

Cada face do cubo possui um QR-Code que é lido pelo aplicativo disponibilizado nos iPads durante as aulas. A cada face, os estudantes podiam observar o sol com mais evidência, planetas orbitando e a Terra em diferentes posições.

“O resultado da aplicação dessa tecnologia é a criação de um novo ambiente de aprendizado, que torna o estudo mais divertido e interessante e aproxima a realidade do aluno à matéria que ele está estudando”, afirma a coordenadora do Fundamental 2, Ana Margareth Gonçalves Junot.