Alunos do 7º ano aprendem sobre inclusão com jovens surdos

Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de conversar, por meio das LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), com estudantes que participam de atividades na Congregação Santista de Surdos.

Acompanhados pela coordenadora da instituição, Rosemary Leite, e pela psicóloga Maria Inês Paixão, que atuaram também como intérpretes, Wesley Carvalho Rodrigues e Igor de Maio responderam a várias dúvidas do grupo, especialmente sobre o dia a dia, as dificuldades enfrentadas para se fazerem entender, uma vez que poucas pessoas conhecem a língua de sinais.

Durante as aulas de Ensino Religioso, os liceístas pesquisaram o alfabeto em LIBRAS e expressões de rápida comunicação, como agradecimentos, cumprimentos e apresentação pessoal. No dia do encontro, puderam interagir com os rapazes na língua de sinais e aprender novas palavras.

Telefone sem fio

Os alunos também tiveram um momento de pura descontração. A famosa brincadeira do telefone sem fio, que mostra os ruídos de comunicação no envio de uma mensagem, também pôde ser feita utilizando as LIBRAS. Caio fez um sinal que os liceístas tinham de repassar para os amigos até chegar ao Wesley, que estava no final da fila. E adivinhe: como na brincadeira do cochicho, o recado que chegou também não correspondia ao inicial.