Alunos do 7º ano EF visitam Museu do Café

Com o intuito de significar o conteúdo desenvolvido sobre a região sudeste e, em especial, sobre a economia cafeeira, alunos do 7º ano do Ensino Fundamental foram visitar o Museu do Café, no Centro Histórico de Santos, acompanhados pela professora de Geografia, Simone Ike.

Lá, com o auxílio de monitoria, os liceístas aprenderam sobre o ciclo cafeeiro e as mudanças que ele trouxe para a região, como a necessidade de buscar mão de obra no exterior (principalmente da Itália) e a construção de ferrovias e rodovias para o escoamento do produto das fazendas de café e de outras agriculturas.

O próprio prédio do Museu do Café tem estreita ligação com a história, uma vez que ele está sediado no antigo Palácio da Bolsa Oficial do Café, onde aconteciam os pregões para a venda dos grãos até o final da década de 1970.

Trajetória do café

A estreita relação entre a cafeicultura e o desenvolvimento do Brasil está registrada na exposição “A trajetória do café no Brasil”. Dividida em três módulos – O café e o trabalho, Café e novas rotas e Santos e o porto –, a mostra permite ao visitante uma verdadeira viagem no tempo.

O passeio pela história começa com a chegada das primeiras mudas da planta ao país, passa pela profissionalização das plantações e da mão de obra, a chegada dos imigrantes japoneses e europeus para o trabalho nas lavouras. Por meio de painéis e maquetes, ajuda a contextualizar a riqueza e o progresso impulsionados pelo café, como a expansão da malha ferroviária no Estado de São Paulo e o desenvolvimento do porto de Santos.