Alunos do 7º ano EF vivenciam os desafios da inclusão

Colocar-se no lugar do outro e sentir as dificuldades pelas quais ele passa é um exercício de empatia. O projeto “Os desafios para a inclusão”, desenvolvido com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos, teve esse intuito: oferecer a eles uma vivência para que possam replicar ações solidárias sempre que elas se fizerem necessárias, seja na própria escola, seja no dia a dia fora dela.

Acompanhada pela professora de Ensino Religioso, Rosemeire Ribeiro Abreu, a dinâmica “Guia de cego” foi uma atividade realizada em sala de aula em que um grupo de estudantes teve os olhos vendados e outro grupo serviu de guia na realização de algumas tarefas, como escrever o nome em uma folha de papel.

A situação de dependência dos alunos vendados também foi experimentada ao percorrerem o corredor, quando precisaram de auxílio para não tropeçar uns nos outros nem esbarrar nos armários.

Na avaliação da professora Rosemeire, respeitar e compreender as diferenças e exercitar a solidariedade são ações que visam ao bem-estar comum e à busca de uma sociedade mais igualitária.