Alunos do 9º ano EF simulam Conselho de Segurança da ONU

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de participar, dentro da disciplina de Geografia, de uma simulação das reuniões do Conselho de Segurança da ONU para discutir as questões ambientais da China.

Cada grupo representou um país-membro do Conselho para participar dos debates: Estados Unidos da América, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, República Francesa, Federação Russa e República Popular da China, além de três integrantes da República Federativa do Brasil, país convidado.

Mediados pela professora Jenifer Sabatini, os liceístas tinham que identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação, bem como as consequências do uso de recursos naturais e das diferentes fontes de energia naquele país. E argumentar, com base em fatos e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, levando em consideração os direitos humanos, a consciência socioambiental, o consumo responsável e a ética. Ao final dos debates, os representantes tinham que votar e chegar a um acordo sobre o que foi debatido.

Argumentação

“Os estudantes mostraram muito interesse na proposta e se prepararam para os dias de debate. O representante da China precisava defender o país e levar propostas de melhorias com relação à questão da poluição atmosférica e contaminação da água”, explica a professora, que completa: “Da mesma forma, os representantes de outros países tinham que questionar, argumentar e propor novas estratégias para que a China e outros países do mundo diminuíssem a poluição atmosférica e a contaminação da água.”

De acordo com a professora Jenifer, o engajamento dos estudantes foi tanto que uma delas, por conta própria, se dispôs a redigir um documento sobre a sessão. A estudante Ana Victória Santos Vieira, do 9º ano D, escreveu voluntariamente a ata da Assembleia Geral, relatando tudo o que ficou acordado entre os representantes.

Clique aqui para ler o Tratado.