Ensino Médio assiste à encenação de “Quincas Borba”


O livro “Quincas Borba”, de Machado de Assis, integra a lista de leituras obrigatórias para a Fuvest 2020. Por isso, alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio foram convidados a assistir à peça homônima, dirigida por José Paulo Rosa e encenada pelo elenco do Grupo Ria, no Teatro Maria Della Costa, em São Paulo (SP).

Acompanhados pelo coordenador Lucas Lamosa e pela professora de Literatura, Cláudia Heloísa Cunha Andria, os liceístas acompanharam a história de Rubião, ex-professor primário que herdou uma fortuna do amigo milionário Quincas Borba, de quem cuidara até a morte. Além de escravos, imóveis e investimentos, ele recebeu também o cão, que tinha o mesmo nome do dono.

A partir daí, Rubião, tendo sempre por perto o Quincas Borba, conhece o ambicioso casal Sofia e Cristiano Palha, que resolve tirar proveito da ingenuidade do novo milionário. Ao perceber que a relação não era de amizade, mas de interesse, Rubião começa a apresentar traços de demência até ser internado em um hospício.

Ao término do espetáculo, diretor e elenco conversam com a plateia, formada por estudantes e professores, acerca da produção de Machado de Assis, considerado um dos escritores mais importantes do mundo.

“Coisificação”

O livro tem recebido vários estudos e interpretações ao longo do tempo, sobretudo sociológicos, que o consideram um romance que trata principalmente da transformação do homem em objeto do homem e a sua “coisificação”.

Fotos: Divulgação