Alunos do Médio assistem a filmes com temática política e social

O cinema é considerado uma importante ferramenta para instrução, educação e reflexão. Não à toa, ele é utilizado com frequência em aulas nas diferentes áreas do conhecimento. Por isso, como parte integrante das atividades de socialização entre alunos e professores neste início do ano letivo, estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio se reuniram no Cinemark, em Santos, para assistir aos filmes Vice e Green Book – O guia, ambos concorrendo ao Oscar 2019.

Segundo o coordenador Lucas Lamosa, que acompanhou os liceístas ao cinema juntamente com a orientadora Rita de Cássia Erra e a assistente Danielle Reis, a atividade busca ampliar o repertório cultural dos estudantes, além de complementar os conteúdos curriculares estudados no Ensino Médio.

Professores de diferentes disciplinas, como Cláudia Heloísa Andria (Língua Portuguesa e Literatura), Kátia Rua (Ensino Religioso), Flávio Roca (Química), Cinthia Monteiro (Sociologia), Marcus Santos (História) e Mariana Carrera (Matemática), também participaram da proposta cultural, de modo a contribuir com a discussão acerca das temáticas abordadas nos dois filmes.

VICE

Na juventude, Dick Cheney (Christian Bale) se aproximou do Partido Republicano ao ver na política uma grande oportunidade de ascender de vida. Para tanto, alia-se a Donald Rumsfeld (Steve Carell) e logo se torna seu assessor direto. Com a renúncia do ex-presidente Richard Nixon, os poucos republicanos que não estavam associados ao governo ganham imediata importância e, com isso, tanto Cheney quanto Rumsfeld retornam à esfera de poder do partido. Décadas depois, com a decisão de George W. Bush (Sam Rockwell) em se lançar candidato à presidência, Cheney é cortejado para assumir o posto de vice-presidente. Ele aceita, mas com uma condição: que tenha amplos poderes dentro do governo, caso a chapa formada seja eleita. O filme mostra como ele se tornou o vice-presidente mais poderoso da história e como suas políticas mudaram o mundo.

Elenco: Christian Bale, Amy Adams, Steve Carell, Sam Rockwell
Diretor: Adam McKay
Gênero: Biografia
Duração: 133 min
8 indicações ao Oscar

GREEN BOOK – O GUIA

1962. O filme é baseado em uma história real e apresenta a impensada história de amizade entre o italiano racista Tony Lip e o pianista negro e gay Don Shirley. Tony precisa de um emprego temporário e Shirley de um motorista hábil para conduzi-lo pelo Sul dos EUA dos anos 60 em uma turnê vultosa. Os dois se aproximam em meio a uma jornada de desconstrução, onde vícios e virtudes se mesclam e complementam.

Elenco: Mahershala Ali, Viggo Mortensen, Linda Cardellini
Diretor: Peter Farrelly