Alunos do Ensino Médio participam de aula de Ciências na praia

Estudar ciências na praia e no emissário submarino, ambos no bairro José Menino, é uma prática utilizada pelos professores do Liceu Santista que proporciona aos alunos do Ensino Médio desenvolverem habilidades e conhecimento aplicáveis ao mundo real.

Os liceístas tiveram a oportunidade de vivenciar experiências baseadas em conteúdos de Química, Física, Biologia e Matemática, com os professores Sonia Brito, Marta Taliani e Sérgio Douwens, Isabela Dias e Marco Antonio Di Pinto Júnior, respectivamente.

Entre os assuntos abordados, conteúdos de geomorfologia marinha e mineralogia (areia da praia de Santos e costão rochoso e sua comunidade de algas e animais marinhos que se fixam às rochas), hidrodinâmica e sedimentação (faixa de areia na orla de Santos), regime das marés, climatologia (brisa marinha e microclima), pedologia (prédios com grande inclinação na avenida da praia), saneamento básico e contexto histórico (marco zero de Santos, Emissário e canais da cidade), ecossistema aquático, prática de atividades no conceito da Física (deslocamento, velocidade e intensidade, performance).

Aprendizagem significativa

Para o coordenador Lucas Lamosa, proporcionar experiências de aprendizagens significativas é uma das premissas do trabalho pedagógico no Ensino Médio. “É fundamental, sob a orientação dos professores, construir saberes, estimular o trabalho coletivo, compreender as habilidades que norteiam as áreas do conhecimento para relacionar as propostas didáticas ao mundo em que se vive.”