Alunos do Ensino Médio refletem sobre situações de violência

Durante todo o primeiro semestre, alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio envolveram-se em atividades que buscavam refletir situações de violência em suas diferentes dimensões. Orientados pela professora de Ensino Religioso, Kátia Rua Nogueira da Silva, os liceístas participaram de dinâmicas em grupo, assistiram a vídeos sobre a Campanha da Fraternidade, que este ano traz o tema Fraternidade e superação da violência, e desenvolveram ações de combate às agressões, criando cartazes que estão expostos pela escola.

A primeira reflexão do grupo foi uma análise das próprias atitudes. Eles refletiram sobre situações em que foram violentos e escreveram anonimamente em um post it. De um modo geral, relataram discussões com irmãos, primos e amigos por motivos banais, empurrões durante os jogos de futebol, falar mal de uma pessoa sem conhecê-la.

Em seguida, divididos em grupos, os estudantes elaboraram projetos para combater algum tipo de violência. Assim, o 1º ano A abordou o bullying, cuja caixa para receber os desabafos está disponível na biblioteca da escola. O 1º ano B fez uma ação no palco do pátio, colocando um espelho e um iPad com áudio de frases ofensivas às mulheres. O 1º ano C focou no preconceito em geral e o 1º ano D trabalhou a violência racial.

Já a turma do 2º ano A fez um trabalho de apoio às pessoas com depressão para melhorar a autoestima. O 2º ano B intensificou o alerta sobre os riscos do uso de drogas e o 2º ano C fez campanha contra a violência animal.