Alunos do Grupo 2 Integral vivenciam experiências sensoriais

As vivências sensoriais têm um papel fundamental no desenvolvimento físico, social, cognitivo das crianças. Quando essas experiências de toque, de observação, de sentir os diferentes aromas são integradas à arte, os benefícios em diversas outras habilidades são potencializados.

O projeto “Estimula Ação”, desenvolvido pelas recreacionistas Daniela Santiago e Suelen Vieira com os alunos do Grupo 2 Integral da Educação Infantil, busca inspiração em artistas contemporâneos que já utilizam em suas produções o viés sensorial, perceptivo. “Por meio de uma série de atividades, propomos um encontro potente entre o fazer artístico e as experimentações”, explica a recreacionista Daniela.

Cinco artistas contemporâneos foram escolhidos para ilustrar as atividades com as crianças nos próximos meses. Cada um deles utiliza técnicas e materiais diferentes para produzir esculturas. O primeiro deles é o britânico Andy Goldsworthy, escultor, fotógrafo e ambientalista que pauta seu trabalho no que está disponível na natureza, especialmente folhas secas caídas naturalmente, pétalas de flores, pedras, argila e gelo. Ele foi escolhido para iniciar o projeto com os pequeninos dada a simplicidade e beleza dos materiais utilizados.

As crianças sentiram o aroma de flores, sua maciez, identificaram o formato irregular das pedras, trabalharam com argila, gravetos, sementes e folhas. Sentiram a delicadeza da areia fininha e a rigidez dos seixos (pedras sem pontas), as sensações de surpresa ao tocarem pedrinhas coloridas de gelo.
E o mais significativo: para finalizar essa etapa, os alunos fizeram uma verdadeiro “sopão” com os mais inusitados ingredientes. De grama, laranja e pétalas de flores a cenoura, cascalhos, serragem, caldo de beterraba e chá de erva cidreira para perfumar, tudo muito bem misturado para a alegria geral da turminha.