Alunos do Grupo 4B pesquisam tubarões no Museu Pesca

Dentre as inúmeras espécies da fauna marinha, os tubarões normalmente são os que mais instigam a curiosidade das pessoas, em especial das crianças. Foi assim com os pequeninos do Grupo 4B, que elegeram esse animal aquático para realizar uma pesquisa coletiva.

Acompanhados pela coordenadora e pela professora, os alunos foram ao Museu de Pesca, em Santos, para visitar a exposição de espécies de tubarões. E estavam preparados para anotar tudo o que descobriam em suas pranchetas para, mais tarde, compartilhar com os amigos em sala.

Em uma sala especial, os liceístas puderam observar espécimes taxidermizados, como o anequim, com 3 metros de comprimento, e o menor tubarão do mundo, o tubarão anão, que mede 25 centímetros quando adulto. Além desses, há também um exemplar de tubarão-megaboca (Megachasma pelagius), com 1m90; um tubarão-golfinho (Lamna nasus) de 1m80; tubarão-galhudo (Carcharhinus plumbeus) de 1m70 e um tubarão-bico-de-cristal (Galeorhinus galeus), com 70 centímetros, procedente da Ilha dos Açores.

Acervo

O Museu de Pesca, também conhecido como Instituto de Pesca de Santos, possui um acervo que inclui mamíferos, aves e tartarugas marinhas, areias de diversas praias brasileiras, corais e conchas.

Destaques para o esqueleto de uma baleia Fin, medindo 23 metros de comprimentos e pesando 7 toneladas, que encalhou em Peruíbe em 1942. Esta espécie de baleia esta quase extinta por causa da caça predatória e da poluição dos mares.

Macaé, o leão-marinho (Otaria flavescens) que durante muitos anos encantou os visitantes do Aquário de Santos, também está exposto no Museu de Pesca, assim como um lobo-marinho (Arctocephalus australis), uma toninha (Pontoporia brainvillei), uma foca caranguejeira (Lobodon carcinophagus) e a cachalote anã (Kogia sp).