Alunos do Grupo FASE visitam idosos do São Vicente de Paulo

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que participam do Grupo FASE (Falando Sério) reservaram uma parte de seu tempo para visitar os idosos atendidos pela Sociedade São Vicente de Paulo, em Santos. Acompanhados pelo coordenador Sérgio Nogueira Júnior, os liceístas dividiram com eles momentos de alegria, jogando partidas de dominós, descobrindo talentos artísticos e ouvindo histórias de juventude.

Para o coordenador, engajar-se em um trabalho voluntário é fazer a diferença na vida de alguém sem esperar algo em troca. “Tudo o que eles precisam é de amor, de respeito, de atenção. Esse é o intuito das nossas visitas, doar um pouquinho do nosso tempo para melhorar a qualidade de vida dos idosos, resgatando a dignidade e a autoestima deles.”

O trabalho voluntário com idosos é um grande aliado no combate à depressão na terceira idade, muitas vezes relacionada ao sentimento de exclusão social e a fatores biológicos e/ou psicológicos. Quem recebe a carinhosa visita de voluntários constroi laços afetivos, conhece pessoas, o que ajuda a tornar a vida mais agradável. Mas quem doa seu tempo em prol do bem-estar do outro também é beneficiado. Ser voluntário é ter sua autoestima aumentada, a ansiedade e o estresse diminuídos.