Alunos expõem projetos no Multirreferências da Ciência e da Arte

O Multirreferências da Ciência e da Arte chega à sua 13ª edição, reunindo trabalhos produzidos ao longo do ano por alunos da Educação Infantil aos Ensinos Fundamental e Médio. A mostra recebeu a visita de centenas de famílias, que tiveram a oportunidade de conhecer projetos desenvolvidos nas diferentes áreas do conhecimento.

De caráter reflexivo, este ano a exposição buscou inspiração em temas como a paz, pequenos sonhadores, empreendedorismo, espaços sagrados, direitos humanos, vivências inclusivas, memórias, publicidade consciente, meio ambiente e saúde, agrotóxicos, história do século 20 entre outros.

Todos os trabalhos foram desenvolvidos sob o olhar atento e minucioso dos professores e coordenadores pedagógicos, conferindo significância durante todo o processo de aprendizagem.

Destaques

A mostra de trabalhos da Educação Infantil encantou os visitantes, que puderam apreciar a sala dos sentidos (Grupo 1), o fazer arte: criar e brincar (Grupo 2), as mandalas (Grupo 3), os sussurradores de poesias (Grupo 4) e as apresentações “O caso do bolinho” e “O grande rabanete” (Grupo 5).

O lançamento do projeto literário “Um mundo de paz”, com alunos do 1º ao 5º ano EF, teve direito a autógrafos dos participantes. No bilíngue, a exposição do projeto “Little dreamers” (pequenos sonhadores), desenvolvido com estudantes do 4º ano EF. “Um convite à arte: entre o observar e o fazer” foi a proposta apresentada pelas turmas do 4º ao 8º ano EF.

Os alunos do G2 ao 1º ano EF Integral apresentaram a proposta “Corpo e Arte: Interação entre movimentos corporais e a produção gráfica”; as turmas do 2º ao 5º ano EF Integral mostraram o resultado do projeto “Pequenas crianças, grandes empreendedores” com a venda de brigadeiros.

Fundamental 2

A biblioteca sediou a exposição “Espaço Sagrado e o papel da mulher nas organizações religiosas”, com desenhos representativos de diferentes profissões de fé, produzidos por alunos do 6º ano EF. “Túnel do tempo” e “A robótica e a Realidade Aumentada em Ciências” completaram a participação do 6º ano no Multirreferências.

As turmas do 7º ano EF produziram as exposições “Brasil Brasileiro”, “Direitos Humanos: incluir brincando” e “Vivência inclusiva: golbol”, além de também terem participado da Exposição Haicai junto com o 8º ano EF.

“As vozes do Islã”, “Memórias de nossas vidas”, “A Copa do Mundo pelo olhar da Geometria”, “Um encontro com os seus sentidos” e “Votação Histórica” foram projetos desenvolvidos pelo 8º ano EF. As turmas do 9º ano EF trouxeram a mostras “Física e Matemática no cotidiano”, “Publicidade consciente” e as apresentações “África em cena” e “A magia da Química”.

Ensino Médio

O Laboratório de Física sediou o projeto “Meio ambiente e Saúde: Problemas ocultos e curiosidades”, com alunos do 1º ano EM. Eles também participaram da roda de conversa “Sentido da Vida” e da mostra “Agrotóxicos”.

A história do Século XX através das HQs, Energia Solar e Corrida Espacial foi contada por um grupo de super-heróis do 2º ano EM. Estavam lá o Capitão América, o Homem Aranha, a Mulher Maravilha, o Super Homem, a Super Girl, o Hulk e a Viúva Negra. O grupo também participou da roda de conversa sobre a adolescência.

Fechando, o 3º ano EM expôs os projetos “Palavra + Imagem / Palavra e Imagem / Palavra com Imagem e Palavraimagem” e “Memes Sociológicos”.