Alunos são empossados na Câmara Jovem de Santos

Os alunos Enzo de Andrade Ferreira, do 2º ano do Ensino Médio, e Matheus de Amorim Giovanetti, do 9º ano do Ensino Fundamental, foram empossados como jovem vereador e suplente, respectivamente, para a 3ª Legislatura da Câmara Jovem de Santos. Por meio de votação entre os colegas, Enzo foi eleito presidente do órgão. A solenidade de posse, realizada no Plenário Dr. Oswaldo de Rosis no dia 3 de maio, contou com a presença da equipe diretiva do Liceu Santista e de familiares dos estudantes.

“Agradeço pela oportunidade que a cidade nos deu para representar não só nossa escola, mas todo o povo santista. Não só 42 jovens vereadores. (Somos) 42 estudantes, 42 brasileiros, 42 santistas. Antes dessa luta, devemos ser críticos e perceber que existem outros milhares de santistas que não tiveram a oportunidade de ser um jovem vereador”, diz o liceísta em seu discurso de posse.

Enzo reitera a oportunidade de buscar novas soluções em prol do bem comum. “Percebo a importância do programa na vida de cada um de nós. A vida que nada seria sem a partilha. Essa pode não ser a maior ação de todas, mas é uma forma de mudarmos a cidade.”

Sessões ordinárias

O mandato dos 21 jovens vereadores, que foram eleitos por meio de votação em suas escolas, tem início em maio e prossegue até o dia 31 de dezembro de 2017. Eles se reunirão para sessões ordinárias uma vez por mês, sempre nas primeiras quartas-feiras. Além das sessões, estão previstas também audiências públicas e palestras sobre diversos temas.

Após a eleição nas escolas, os alunos já tiveram compromissos oficiais. Além de visitar a sede do Legislativo, o grupo também participou de um curso de formação no Fórum da Cidadania e na Câmara de Santos para conhecer o funcionamento do legislativo e debater assuntos que envolvem a juventude e o campo político.

Integram o grupo institucional de apoio à Câmara Jovem representantes da Câmara, Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Diretoria Regional de Ensino de Santos (DRE), OAB-Santos, Justiça Eleitoral de Santos, Movimento Voto Consciente, Coordenadoria Municipal da Juventude (COJUV) e Fórum da Cidadania.