BNCC, Educação Midiática e Inclusão são temas da FormAção

Entre os dias 15 e 17 de janeiro, professores da Educação Infantil aos Ensinos Fundamental e Médio estiveram reunidos na 16ª edição da FormAção Liceu Santista. Este ano, o curso de capacitação que dá início aos trabalhos pedagógicos da escola abordou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas especificidades, a importância da Educação Midiática, da cultura como dimensão social.

Nos três dias do encontro, os docentes foram acolhidos pelo coordenador de Pastoral, Sérgio Nogueira Júnior, que socializou o tema da CF 2020, “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Na sequência, a diretora Cláudia Cristina mostrou um panorama sobre os desafios e perspectivas para 2020 e a formadora Alcielle dos Santos trouxe propostas sobre a Educação Integral, Projeto Político Pedagógico e Currículo. A mediadora cultural Viviane Almeida explanou sobre Dimensão social e cultural.

Duplas de professores de cursos distintos trouxeram estudos sobre a Base Nacional Comum Curricular por meio do trabalho pedagógico nas áreas de Linguagem (Cláudia Heloísa Andria e Regiane Brito), Matemática (Daniela Santos e Andréa Leocádio), Humanas (Almir José e Jenifer Sabatini) e Ciências da Natureza (Flávio Roca e Patrícia Barsotti).

O que é BNCC

A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica (Educação Infantil aos Ensinos Fundamental e Médio) de todas as escolas brasileiras públicas e privadas.

O documento apresenta em seu texto a Educação Integral, que busca garantir o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural. Por ser uma escola católica, o Liceu Santista inseriu uma sexta dimensão: a espiritual.

Dez competências gerais da BNCC acompanham o desenvolvimento dos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio: Conhecimento / Pensamento científico, crítico e criativo / Repertório cultural / Comunicação / Cultura digital / Trabalho e projeto de vida / Argumentação / Autoconhecimento e autocuidado / Empatia e cooperação / Responsabilidade e cidadania.

Dimensão social e cultural

A mediadora cultural Viviane Almeida instigou os professores a refletirem sobre cultura. “Cultura inútil? Mas precisa ser útil? Cultura importa? Quais os sentimentos e sensações que a palavra cultura suscita?” foram algumas das indagações.

Mediação, escuta sensível, necessidade sentida e cotidiano são conceitos fundamentais para a a compreensão da dimensão cultural do indivíduo. “A mediação, mais do que pontes, estabelece vínculos , a escuta sensível tem o outro como inspiração. É a necessidade sentida que permite intervir sempre que seja necessário e há o cotidiano, que considero ser a matéria prima para a cultura.”

Educação Midiática

Tema de muita relevância, a educação midiática foi abordada pelas professoras Janaína Silva e Priscylla Krone, da e-Grégora Mídia & Educação. Em tempos tecnológicos em que o excesso de informação tornou-se um desafio ao senso crítico, é preciso desenvolver um conjunto de habilidades para interpretar intenção, autoria e contexto.

No ano passado, Janaína, que também é jornalista, esteve no Liceu Santista e realizou uma oficina sobre fake news com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Educar para a informação formar cidadãos livres e aptos a fazer escolhas conscientes.

Inclusão

Fechando a Formação 2020, as psicólogas Tatiana Lopes e Paola Buck Gianini fizeram uma explanação sobre TEA (Transtorno do Espectro Autista), detalhando as características diagnósticas, respostas comportamentais e mediação escolar. Também abordaram os critérios para organizar um currículo adaptado a partir da observação dos comportamentos e estratégias de mediação da aprendizagem.

Despedida

A Formação 2020 ainda guardou um momento especial. Após anos lecionando matemática no Liceu Santista, a professora Alice Blanco foi homenageada logo no início do encontro. Ela foi presenteada com uma placa de agradecimento pela sua dedicação à escola e teve alguns momentos dessa convivências relembrados em um vídeo especial.