Coordenadora
Adrianna Nunez

Neste período em que a rotina presencial está suspensa, a equipe da Educação Infantil do Liceu Santista decidiu dar continuidade ao trabalho pedagógico neste segmento, salvaguardando as necessidades no modo de aprender das crianças pequenas e realizando as adaptações necessárias e possíveis.

Como pensar este período de distanciamento com as crianças nesta idade? Como tornar este momento o mais próximo possível, apesar de estarmos nos encontrando através das telas? Como lidar com a real forma de aprender das crianças pequenas e considerar este novo formato? Como oferecer às crianças desta faixa etária propostas que não venham a ferir a infância e seu modo de aprender? Como lidar com a tecnologia sempre defendida por nós, mesmo no trabalho com os menores, mas agora nesta situação que nunca havíamos imaginado?

Para a nossa tomada de decisão, procuramos recuperar os princípios que julgamos importantes neste período da escolaridade para que, somente depois, pudéssemos desenhar um encontro possível entre crianças, escola e famílias. Decidimos pelo envio semanal de uma coletânea de propostas, pensada e elaborada a partir do projeto pedagógico do segmento e que considera todos os Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil.

Sabemos que o ensino remoto, como estamos vivendo agora, não é o mesmo nem tem como ser igual ao ensino presencial. Entretanto, as propostas enviadas para casa dialogam com as propostas desenvolvidas na escola e/ou possuem relação com os contextos de investigação já iniciados em cada uma das salas. Elas visam à ampliação do repertório cultural nas mais variadas linguagens, com algumas situações de interação entre os pares e familiares e com os professores, e que pretendem deixar a escola acesa e viva dentro das crianças.

Tudo o que vai para casa conversa diretamente com a nossa proposta e com aquilo que consideramos essencial no trabalho com as crianças pequenas – respeitando, é claro, as adaptações necessárias.

A parceria com as famílias e o trabalho com as crianças pequenas

As propostas não foram planejadas considerando que os pais sejam professores, pois sabemos que as famílias estabelecem uma relação de natureza não pedagógica. Entendemos, porém, que a presença dos adultos será importante na leitura das orientações e no acompanhamento da organização de um espaço e materiais para as atividades. Sem contar que as crianças que estão na Educação Infantil também precisam contar com a ajuda de um adulto para acessar o ambiente virtual.

Ressaltamos que as propostas em si pressupõem um certo grau de autonomia. Por isso, a partir das propostas enviadas para casa lançamos mão do que já é conhecido das crianças, de algo que está próximo das rotinas que elas já têm na escola. Isso favorece a possibilidade de estabelecerem conexões, independentemente de terem adultos por perto o tempo todo.

As propostas não se configuram como dicas de atividades. Elas são situações que conversam com a rotina da escola e também com os contextos de investigação já iniciados pelas crianças no ambiente escolar.

O tempo escolar
e o tempo de casa

Quando estão na escola, as crianças estão em constante interação com os colegas e professoras. Elas vivenciam o tempo de parque, de lanche, das conversas, das pesquisas que realizam, das experimentações, do brincar, fazendo a rotina ser repleta de momentos em que a presença do coletivo preenche de forma positiva grande parte do tempo escolar. Por isso, entendemos que o tempo da escola é um e o tempo de casa é outro, há aspectos que estão presentes e outros não, e tudo bem!

Nesta adequação do tempo das propostas que se faz necessário neste momento, precisamos, inclusive, cuidar do tempo de permanência das crianças pequenas em frente a uma tela. A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) indica um tempo máximo de 30 minutos para tal exposição. Também por esse motivo, as propostas diárias são pensadas partindo da premissa de não ultrapassar esse período. Já estão incluídos nesse ciclo o acesso ao conteúdo com o apoio da família, o tempo para se organizar, o tempo de aprender e de interagir de cada pessoa, ingredientes essenciais para aprender.

As atividades da coletânea também são pensadas para que os pais possam fazer no melhor horário para a família. Recomenda-se que sejam três propostas diárias, mas esta organização poderá assumir outros formatos, outros tempos, respeitando o modo de ser, agir e aprender de cada criança-família.

Nesse tempo distante, podemos eleger três princípios que são fundamentais também em nossa rotina presencial: a interação entre os pares (mesmo aqueles que não são os da escola), a interação com o objeto de conhecimento (ou seja, com aquilo que é foco de aprendizado para a criança) e a aproximação de práticas sociais (de escrita, de leitura, de contagem etc).

Vale destacar que a inclusão da Educação Infantil no ERE é uma decisão do Liceu Santista que visa à equidade entre os segmentos e que não prejudica a futura necessidade de oferta de reposição presencial, conforme orientações do Conselho Nacional de Educação.

A natureza das propostas

Na escola, as crianças têm contato com uma prática pedagógica que procura apresentar situações de aprendizagem com significado, que estabelecem relação com os contextos sociais, presentes fora da escola, na vida de cada um. Não oferecemos cenários descontextualizados, que não têm um significado para as crianças, mas situações em que elas conseguem estabelecer relações, levantar conhecimentos prévios sobre determinado assunto, que possam pensar por si mesmas, que tenham algo para lembrar, narrar, explicar, opinar, entre outras ações.

Sendo assim, uma vez que as propostas enviadas para casa possuem relação com as práticas sociais, estas conseguem estabelecer rápida ligação com o que as crianças também podem fazer em casa, ou seja, mudam-se os contextos, mas não muda o nosso propósito educativo1. Há muito mais para se aprender na ponte escola-sociedade / escola-família do que estamos acostumados a enxergar.

1 Por exemplo: se na escola as crianças contam os pincéis para serem entregues aos colegas durante uma atividade de pintura, em casa podemos criar um contexto em que elas precisam contar quantos copos são necessários para todos da casa tomarem café ou contar os ingredientes necessários para preparar uma receita sugerida pela professora. Se na escola as crianças observam a professora durante a escrita de uma lista de personagens conhecidos, em casa podem participar da escrita de uma lista com os afazeres diários da família durante aquele dia ou durante a semana, ouvir as histórias preferidas, ouvir músicas, sentar para ver um álbum de família, conversar sobre o que viveram etc.

Orientações para
os dias em casa

As coletâneas com as propostas serão postadas semanalmente, sempre no primeiro dia útil de cada semana, no horário de aula em que a criança está matriculada (manhã ou tarde). A postagem será feita sempre via sistema acadêmico. Para acessá-las siga os passos abaixo:

1. acesse aqui a área do aluno

2. (RM) - Matrícula e senha (constam no boleto do aluno)

3. Pedagógico

4. Tarefas

A cada semana haverá uma coletânea com as propostas pensadas pela professora da classe e outra com as propostas pensadas pelos professores específicos – exceto as turmas de G2, que têm sua coletânea unificada.

Indicamos que as coletâneas sejam lidas junto com as crianças, em voz alta, para que elas possam saber quais são as propostas pensadas para cada dia. No início de cada coletânea sugerimos uma agenda semanal, com todas as propostas distribuídas em cada dia da semana. Pensamos nessa organização para que os pais ou o adulto que está auxiliando nesse acesso consigam visualizar o planejamento da semana e também se preparar para os encontros on-line, sempre que fizermos.

Sugerimos que diariamente as crianças tenham um momento para que possam realizar três propostas da coletânea (duas situações com temas variados mais um momento de história lida ou contada pelo professor). Entretanto, cada família poderá se organizar como for possível. Todas as propostas estarão numeradas seguindo uma ordem lógica para a sua realização.

Cada proposta terá também uma orientação que deverá ser lida para as crianças. Algumas terão indicação para envio de fotos/vídeos das produções feitas. Este pedido acontecerá esporadicamente.

Recomendamos, ainda, que as crianças tenham oportunidade de brincar nesses dias. Por causa da pandemia, muitos pais estão trabalhando em home office, por isso nossa sugestão não é para brincar o tempo todo com as crianças, mas criar condições para que elas brinquem, organizando espaços e materiais.

Ensino Religioso

Coordenador
Sérgio Pereira Nogueira Júnior

Neste período de distanciamento social, a disciplina de Ensino Religioso tem o intuito de acolher, apascentar, mas também promover reflexões e propor atividades de forma digital. Como escola confessional, escolhemos o campo de experiência da BNCC - o EU, o OUTRO e o NÓS - como alinhamento curricular nesta disciplina.

É importante destacar que o Ensino Religioso se pauta na ciência; aqui, especificamente, na ciência das religiões, trazendo à luz valores e conteúdos que ajudam na formação da pessoa humana. Sendo assim, estamos juntos com o nosso estudante e sua família mesmo distanciados.

A oração familiar diária, seja qual for sua crença, se faz muito necessária nesse momento de distanciamento. É nela que ensinamos aos nossos filhos e filhas o valor da fé, do amor e da solidariedade.

Esse momento de espiritualidade integra a rotina on-line da disciplina, acrescido ainda de contação de histórias, conversas sobre temáticas especiais, como a importância da família, de sentimentos como gratidão, amizade, amor e respeito ao próximo.

Ensino Bilíngue (Grupo 5)

Coordenadora
Alessandra Dias Vieira Marques

É por meio da brincadeira que a criança experimenta novas descobertas. Daí a importância das situações lúdicas de aprendizagem, que são, em síntese, a chave para o desenvolvimento de habilidades diversas.

As atividades propostas pelo Ensino Bilíngue para a Educação Infantil mantêm o foco na oralidade, movimento e vivências na Língua Inglesa. Elas são baseadas na abordagem comunicativa e nos objetivos de aprendizagem e campos de experiência descritos na BNCC.

Na coletânea enviada semanalmente, serão disponibilizados games, músicas, histórias, entre outras atividades relacionadas ao tema daquele período e que podem ser executadas inúmeras vezes. Dada a importância da construção da autonomia da criança, recomendamos às famílias que realizem a mediação na compreensão das propostas e na realização das tarefas pelos pequenos.

Período Integral

Coordenadora
Marcelly Aide

Para as crianças matriculadas no período integral, programamos uma série de brincadeiras e experimentos a fim de complementar a coletânea de atividades propostas pelo período regular. Esse conteúdo foi adaptado das sequências didáticas escritas para o modelo presencial de ensino, ou seja, mantem-se a coerência com a proposta pedagógica para esse ano letivo.

Também no material compartilhado há links para acesso à Rádio Integral (músicas que acompanham as crianças no cotidiano escolar) e à TV Integral (videoaulas com jogos corporais e contação de história). Com curadoria da escola, ambos contribuem com um repertório acessível, podendo ser ouvidos e assistidos em casa com os familiares.

Temos como objetivo fazer com que as crianças brinquem cotidianamente, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais por meio da arte, movimento e ciência, explorando sua imaginação e sua criatividade, beneficiando-se de suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas e cognitivas.