Coordenadora
Ana Margareth Gonçalves Junot

No Ensino Fundamental Anos Finais, as aulas são pautadas no desenvolvimento da autonomia e nas produções autorais, respeitando o nível de desenvolvimento dos estudantes.

As especificidades de cada componente curricular vêm sendo atendidas nas diferentes propostas de aulas sem a determinação de um padrão. Dessa forma, a cada semana são utilizadas ferramentas síncronas e assíncronas (atividades ao vivo com professores e atividades previamente roteirizadas pelos educadores, respectivamente), que oferecem flexibilização no tempo de execução das tarefas.

Diferentes recursos audiovisuais, como videocasts, videoaulas gravadas pelos professores ou disponíveis no Youtube, apresentações no PowerPoint, videoconferências, chats, podcasts, fóruns de discussões e dúvidas, oportunizam aos estudantes a construção de conhecimento.

As aulas estão organizadas em modalidades educativas que se distinguem em blocos de atividades com características e propósitos didático-pedagógicos específicos, favorecendo a tomada de consciência sobre a construção do conhecimento durante as atividades escolares.

As atividades permanentes são propostas no dia a dia dos alunos, como leituras, estudo por meio de videoaulas e materiais de apoio, resolução de exercícios etc.

Sequências didáticas

A construção do conhecimento acontece a partir de sequências didáticas que se caracterizam por um encadeamento de procedimentos e atividades. Elas devem ser desenvolvidas ao longo de um determinado número de aulas, obedecendo a uma graduação nos níveis de dificuldades durante sua execução.

A Educação Tecnológica propõe aulas que adaptam o material didático, trabalhando com exercícios lógicos e ensino maker, que solicitam aos estudantes a construção de protótipos que solucionem problemas específicos.

Nas aulas de Educação Física e Natação são oferecidas atividades físicas para serem desenvolvidas pelos alunos e suas famílias em casa. Os professores também disponibilizam dicas de saúde compartilhadas em videoaulas e pesquisas de aprofundamento em modalidades esportivas, cujo objetivo é despertar nos alunos a consciência sobre a importância dos exercícios físicos para a promoção da saúde.

Atividades avaliativas

A avaliação tem caráter formativo e é realizada ao longo do processo educativo de forma a identificar avanços e possíveis dificuldades de ensino e de aprendizagem. Este acompanhamento contínuo permite aos docentes refletir sobre os resultados, redefinindo os objetivos de suas aulas.

Por isso, a avaliação é diversificada e realizada por meio de pesquisas, coleta, organização e análises comparativas de dados em gráficos, tabelas ou textos, análise de hipóteses pautadas em aulas práticas demonstrativas, argumentações em fóruns de discussões, organização de informações em mapas conceituais, análise de imagens, mapas e atividades de cartografia, questões simples ou contextualizadas por meio de instrumentos avaliativos como um quiz, elaboração de vídeos e seminários.

Schoology

O Schoology é uma plataforma de interface intuitiva que permite ao docente acompanhar o progresso do aluno, identificando especificamente quais itens foram concluídos e quais ainda não foram percorridos. Esta supervisão permite um feedback semanal aos estudantes e seus familiares para auxiliá-los na execução das atividades dentro dos prazos estipulados. Nesse caso, a comunicação entre escola e família acontece por meio do Registro Diário no Education.

As propostas de aulas e atividades avaliativas para cada componente curricular estão pautadas nas habilidades requeridas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo disponibilizadas semanalmente nesta plataforma. Os professores podem usar outros aplicativos, como o Kahoot e o Google Formulário, como instrumentos avaliativos.

As atividades avaliativas podem ser propostas individualmente ou em grupos. Os resultados serão lançados no campo “Notas” do Education à medida que as atividades forem concluídas pelos alunos e analisadas pelos docentes. Desta forma, estudantes e responsáveis podem acompanhar o progresso escolar ao longo do semestre.

Os materiais didáticos – livros UNO, apostilas ZOOM (robótica), GeoAtlas e livros paradidáticos – deverão ser utilizados como consulta e materiais de apoio para as aulas de cada componente curricular.

Interação com professores

Videoconferências acontecem via Google Meet. O cronograma é encaminhado aos responsáveis por e-mail todas as sextas-feiras e os links de acesso permanecem disponíveis no campo “Tarefa” da plataforma Education.

Embora estes encontros virtuais sejam gravados, permanecendo disponíveis no Schoology, ressaltamos a importância do comparecimento dos estudantes nos momentos de interação com professores e demais colegas de classe, uma vez que a construção do conhecimento é mais eficaz quando acontece coletivamente.

Todos os componentes curriculares indicam prazos para o envio das atividades, cuja intenção é a de que os estudantes mantenham uma rotina de estudos e evitem o acúmulo de tarefas. Vale ressaltar que, caso seja necessário, os alunos terão prazos ampliados para conclusão das atividades.

Organização e rotina – família e estudantes

Em tempos de isolamento social e ensino remoto, o papel da família é de extrema importância para garantir a rotina de estudo dos alunos. Neste momento, os professores atuam como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem e os pais assumem o importante papel de mediadores entre as propostas de aulas e a continuidade da construção da autonomia dos jovens.

estudante

Procurar um local adequado para os estudos e evitar distrações.

Acompanhar as informações pelo Schoology e pelo Education. Estar atento e atualizado é essencial para o processo fluir e se manter em dia. Conversar com seus professores: suas dúvidas serão sanadas e as atividades solicitadas alinhadas.

Estabelecer uma rotina de estudo e as metas do que precisa realizar ao longo da semana. Defina prioridades e liste-as para uma melhor organização.

Avaliar constantemente o que está sendo efetivo e o que precisa mudar na nova rotina. Ótima oportunidade para fortalecer sua autonomia, organização e responsabilidade com os estudos.

Não guardar as dúvidas. Neste documento estão todos os canais de comunicação necessários para você garantir sucesso nos seus estudos.

família

Disponibilizar um espaço adequado ao estudo de seu filho que proporcione um ambiente confortável para estudar sem interrupções.

Apropriar-se da dinâmica estabelecida pela escola.

Conversar com frequência sobre os estudos do seu filho. Demonstre interesse.

Auxiliar o estudante a intercalar diferentes atividades no dia: o tempo de estudo, as mídias sociais, os exercícios físicos ou outras atividades que o ajudem a “desconectar-se”.

Valorizar e estimular interações mais frequentes na família. Aproveitar o momento de reclusão domiciliar para realizar atividades prazerosas juntos (um bom filme, um jogo, uma música, cozinhar, brincadeiras). Tais atividades contemplarão o emocional das pessoas da casa.

Ensino religioso

Coordenador
Sérgio Pereira Nogueira Júnior

A partir das habilidades e competências descritas na BNCC, as aulas de Ensino Religioso buscam promover reflexões pautadas em abordagens de fatos sociais e uma perspectiva humanista. Vista como ciência, a disciplina estrutura-se nos valores das religiões, estabelecendo uma conexão com a formação integral e cidadã. Sendo assim, procuramos estar próximos das famílias.

O uso do material será muito importante para o trabalho desenvolvido, por isso o livro é indispensável.

É muito importante que os estudantes participem das videoconferências, fóruns de dúvidas para orientações e explicações, e também das orações, momento em que a família, de acordo com a sua crença, mantém viva a sua espiritualidade. Todas essas tarefas são enviadas pelo Schoology, com pastas organizativas. As tarefas avaliativas são indicadas, assim como suas datas de entrega.

Ensino Bilíngue

Coordenadora
Alessandra Dias Vieira Marques

O Ensino Bilíngue é baseado na abordagem comunicativa (centrada no protagonismo e autonomia dos estudantes), utilizando textos autênticos e contextualizados. Além de considerar o repertório pessoal dos alunos, valoriza situações lúdicas de aprendizagem que contribuem para seu o desenvolvimento.

Embora com adaptações para o estudo remoto, as aulas e atividades seguirão o planejamento, contemplando as habilidades e competências baseadas na BNCC.

A Pasta da Semana trará orientações para as atividades e será disponibilizada toda segunda-feira no Schoology. Contará com videoaulas, links para videoconferências, atividades avaliativas, músicas, indicação de filmes e de livros, games, simulados entre outros. Estas atividades auxiliarão os estudantes a desenvolverem vivências na Língua Inglesa relacionadas à comunicação, trabalhando as habilidades de leitura, escrita, escuta e fala com suporte do livro didático.

No Fórum de Dúvidas, as professoras estarão à disposição durante o horário das aulas para responderem as dúvidas dos estudantes.