Coordenador
Lucas Lamosa

Assim como nos demais segmentos, as aulas ministradas e as atividades realizadas remotamente deverão dar continuidade ao projeto pedagógico estabelecido no início do ano letivo e prosseguir com o desenvolvimento das habilidades e competências requeridas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Ao pensar em todos os elementos acima descritos, algumas questões se impõem: como devem ser realizadas as aulas? Qual o tempo de cada uma? Somente aulas on-line? Mais, ou menos, tarefas? Os alunos terão rotina de estudos? Como serão propostas atividades avaliativas?

A partir destas questões, foram traçadas premissas para estruturação de um ambiente virtual com propostas de aprendizagem que permitissem aos estudantes, avançarem no desenvolvimento de competências e habilidades. Assim, os planos de estudos incluem materiais audiovisuais autorais ou de terceiros, imagens, textos, videoconferências, propostas colaborativas, atividades on-line e off-line, chats, fóruns e ferramentas diversas.

Planejamento pedagógico

No que tange ao planejamento pedagógico, é importante esclarecer que, mesmo propondo aulas por mediação digital, será mantida a essência de propostas que privilegiam pensamento crítico, produções autorais e protagonismo do aluno. Diante disso, implementamos de forma mais intensa, dentro da realidade de cada ano do segmento (9º EF ao EM), a mescla entre materiais audiovisuais, videoconferências e propostas desafiadoras que engajem os estudantes a produzirem o conhecimento.

Sendo assim, defendemos o uso das tecnologias digitais de forma articulada aos conteúdos e às abordagens pedagógicas, favorecendo a apropriação por parte dos estudantes, de forma crítica, criativa, significativa e ética.

Destarte todos os elementos elencados, as aulas seguirão o horário de cada turma. Nesses horários, os respectivos professores estarão on-line em videoconferências, conectados via Google Meet (DISCORD ou WEBEX), promovendo interações substanciais para apresentação e desenvolvimento de habilidades, ou estarão disponíveis nos fóruns de dúvidas de suas disciplinas. Enquanto perdurar o distanciamento social, os docentes encaminharão atividades, pesquisas e trabalhos pelo Schoology. A organização das propostas será definida por pastas semanais disponibilizadas no início de cada semana.

Mescla de recursos

O material didático continuará disponível não somente impresso, mas também pela plataforma do UNOi. Para ter acesso às videoconferências, eles receberão os links das plataformas (com dias e horários definidos) disponibilizados previamente no sistema acadêmico (em Tarefas e Comunicados), no Schoology e aos responsáveis por e-mail. O princípio da redundância se faz necessário para proporcionar a participação em todas as propostas.

Para contemplar as aulas de sua disciplina, os professores utilizarão variados recursos, como videoconferências (com aulas “ao vivo”), postagens de atividades planejadas com entregas programadas, materiais autorais (videoaulas, fóruns de discussões, debates e seminários), trabalhos colaborativos e avaliações formativas. Portanto, não necessariamente todas as aulas do dia acontecerão ao vivo; contudo, sempre serão disponibilizadas atividades a serem realizadas, além de os docentes estarem conectados ao Schoology em seus horários de aula à disposição dos alunos.

Quadro – exemplo
(Turma X – Semana de 13 a 17/04)

seg.

7h30
às
8h20

8h20
às
9h10

seg.

BIO
(VC)

QUÍ

ter.

GEO
(VC)

FÍS

qua.

GEO

MAT

qui.

PT

LPL
(VC)

sex.

BILI
(VC)

LPL

INTERVALO

9h25
às
10h15

10h15
às
11h05

HIST

FÍS
(VC)

QUÍ
(VC)

MAT

BIO

LPL
(VC)

BIO

LPL

HIST
(VC)

ER
(VC)

INTERVALO

11h20
às
12h10

12h10
às
13h00

BILI

ART
(VC)

MAT

QUÍ

FÍS

BILI
(VC)

MAT
(VC)

MAT
(VC)

LPL

FILO
(VC)

Obs.: (VC) = VIDEOCONFERÊNCIA

A estrutura habitual do horário de aulas será mantida. As videoconferências são agendadas no horário de aula de cada docente, bem como a disponibilização dos professores em seus respectivos horários. Deste modo, os alunos poderão esclarecer suas dúvidas e dialogar com os professores por meio de variados recursos. Entre eles as ferramentas síncronas (quando o professor conversa ao vivo com os alunos) e assíncronas (quando as atividades são previamente roteirizadas pelo educador).

Ensino religioso

Coordenador
Sérgio Pereira Nogueira Júnior

A partir das habilidades e competências descritas na BNCC, as aulas de Ensino Religioso buscam promover reflexões pautadas em abordagens de fatos sociais e uma perspectiva humanista. Vista como ciência, a disciplina estrutura-se nos valores das religiões, estabelecendo uma conexão com a formação integral e cidadã. Sendo assim, procuramos estar próximos das famílias.

O uso do material (especificamente o livro para o 9º ano) será muito importante para o trabalho desenvolvido, por isso ele é indispensável.

É muito importante que os estudantes participem das videoconferências, fóruns de dúvidas para orientações e explicações, e também das orações, momento em que a família, de acordo com a sua crença, mantém viva a sua espiritualidade. Todas essas tarefas são enviadas pelo Schoology, com pastas organizativas. As tarefas avaliativas são indicadas, assim como suas datas de entrega.

Ensino Bilíngue

Coordenadora
Alessandra Dias Vieira Marques

O Ensino Bilíngue, baseado na abordagem comunicativa (centrada no protagonismo e autonomia dos estudantes), utiliza textos autênticos, contextualização, além de considerar o repertório dos discentes.

No que se refere aos exames internacionais (Toefl e Cambridge) bem como os vestibulares, é realizado um conjunto de simulados visando à preparação dos estudantes.

As aulas e atividades seguirão o planejamento estabelecido com adaptações que contemplem as habilidades e competências propostas na BNCC.

A Pasta da Semana trará orientações para as atividades e será disponibilizada toda segunda-feira no Schoology. Contará com videoaulas, links para videoconferências, atividades avaliativas, músicas, indicação de filmes e de livros, games, simulados, entre outros. Estas atividades auxiliarão os estudantes a desenvolverem vivências na Língua Inglesa relacionadas à comunicação, trabalhando as habilidades de leitura, escrita, escuta e fala com suporte do livro didático.

No Fórum de Dúvidas, as professoras estarão à disposição durante o horário das aulas para responderem as dúvidas dos estudantes. As atividades devem ser enviadas pela função “Atribuições" na referida plataforma.

Simulados & Vestibulares

Para manter nossos alunos engajados na preparação para os vestibulares, estão disponíveis na plataforma provas e outros materiais referentes ao processo examinatório de várias universidades e do Exame Nacional do Ensino Médio, incluindo o simulado digital da Evolucional, preparatório para o ENEM.

O SimuLiceu do 1º semestre também está disponível para os estudantes, que também poderão contar com suporte dos docentes para dirimir as dúvidas acerca das questões e para correção comentada do simulado do Liceu.

O código para o curso é M6ZF-D86Z-JDVDN.

Fórum de Atualidades

Realizado pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, o Fórum de Atualidades deste ano já estava concentrado em um curso do Schoology. Com a suspensão das aulas presenciais, foi necessário revermos algumas etapas com intuito de garantirmos a continuidade do projeto, a estrutura das pesquisas e a culminância para o segundo semestre. Os docentes mediarão as atividades pelos fóruns e encaminharão os estudantes para o início das pesquisas.

Iniciação Científica, Expedição Científica e MONU (parceria com a UNISANTOS)

Desde o mês de abril, as atividades de pesquisa de Iniciação Científica para o Ensino Médio foram retomadas por meio de orientações on-line. Orientandos e orientadores já foram comunicados pela Universidade sobre as novas diretrizes em função da suspensão das atividades presenciais em tempos de Covid-19.

Avaliação

Novas propostas de ensino e aprendizagem, como o ensino remoto de emergência, demandam adaptações no formato de avaliação. É importante lembrar que a ideia de avaliar não corresponde apenas em aferir o resultado no fim do processo de ensino-aprendizagem. A prática avaliativa deve ocorrer ao longo do processo, em diferentes etapas e com diferentes propósitos. Os professores estabelecerão de forma clara aos discentes os objetivos de aprendizagens e os critérios de avaliação.

Elementos importantes do processo de aprendizagem

Participação e engajamento dos estudantes acerca do planejamento realizado pelo docente (pontualidade nas entregas, presença e interações nas videoconferências, observação aos combinados, colaboração nos trabalhos ou dinâmicas em grupo)

Desenvolvimento e acompanhamento das propostas oferecidas pelo professor

Resultados das avaliações aplicadas (provas, relatórios, pesquisas, produções finais, portfólios, apresentações, entre outros)

Rotina

Criar uma rotina é fundamental tanto para a organização dos estudos quanto para o suporte emocional dos estudantes. Desta forma, seguir os horários de aulas, fazer pequenas pausas para lanche e alongamentos, deixar os materiais à disposição, evitar cômodos com muito barulho, assim como uma noite regular de sono são fundamentais para garantir um melhor aproveitamento nesse período.

Autora de livros, jornalista e mestre pela USP, Laura Matos explica que não há respostas definitivas; tudo é inédito e sem precedentes. Portanto, enquanto comunidade escolar, construiremos juntos a nossa experiência dia a dia. O link para o seu artigo está nas Referências, ao final deste texto.

ESTUDANTE

Procurar um local adequado para os estudos e evitar distrações.

Acompanhar as informações pelo Schoology e pelo Education. Estar atento e atualizado é essencial para o processo fluir e se manter em dia. Conversar com seus professores: suas dúvidas serão sanadas e as atividades solicitadas alinhadas.

Estabelecer uma rotina de estudo e as metas do que precisa realizar ao longo da semana. Defina prioridades e liste-as para uma melhor organização.

Avaliar constantemente o que está sendo efetivo e o que precisa mudar na nova rotina. Ótima oportunidade para fortalecer sua autonomia, organização e responsabilidade com os estudos.

Não guardar as dúvidas. Neste documento estão todos os canais de comunicação necessários para você garantir sucesso nos seus estudos.

FAMÍLIA

Disponibilizar um espaço adequado ao estudo de seu filho que proporcione um ambiente confortável para estudar sem interrupções.

Apropriar-se da dinâmica estabelecida pela escola.

Conversar com frequência sobre os estudos do seu filho. Demonstre interesse.

Auxiliar o estudante a intercalar diferentes atividades no dia: o tempo de estudo, as mídias sociais, os exercícios físicos ou outras atividades que o ajudem a “desconectar-se”.

Valorizar e estimular interações mais frequentes na família. Aproveitar o momento de reclusão domiciliar para realizar atividades prazerosas juntos (um bom filme, um jogo, uma música, cozinhar, brincadeiras). Tais atividades contemplarão o emocional das pessoas da casa.

Prática Esportiva, cultural e saúde integral

Como parte das propostas apresentadas aos estudantes, os professores de Educação Física disponibilizarão materiais audiovisuais autorais com indicações de práticas de exercícios físicos como alongamentos, atividades para correção postural, desenvolvimento de atividades motoras simples ou combinadas. Proporcionarão também videoconferências com abordagens de práticas saudáveis que visem ao bem-estar, ao equilíbrio físico-mental, ou seja, à dimensão física e à saúde integral.

Mediante os impactos do isolamento social e confinamento domiciliar, nosso corpo docente tem sugerido passeios virtuais em exposições e museus, além de outras modalidades de entretenimento como livros e demais leituras, lives, filmes e séries. O objetivo é que os alunos possam manter a cabeça arejada e cuidar das dimensões cultural, social e emocional.

Referências

HOLANDA, Viviane; PINHEIRO, Ana Karina Bezerra; PAGLIUCA, Lorita Marlena. Aprendizagem na educação online: análise de conceito. ISSN, Revista Brasileira, 2013.

MATTOS, Laura. Aulas gravadas ou ao vivo? Dilemas em tempo de coronavírus. Folha de S. Paulo.

GEEKIE. Comunicação com as famílias. 1 ed. São Paulo, 2020.

A diferença entre ensino remoto emergencial e aprendizado on-line

Base Nacional Comum Curricular

Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais.

FÍS
(VC)

ART
(VC)