Orientações

sobre o

ensino

remoto

Orientações

sobre o

ensino

remoto

Queridas famílias,

O momento atual traz um desafio a todos nós. Vivemos um momento de adaptação para toda a sociedade, mas de modo especial para a escola, para as famílias e para os profissionais da Educação que lidam diariamente com o processo de ensino e de aprendizagem.

Respaldar nossos estudantes no desenvolvimento de competências e habilidades que os apoiem para viver em um mundo repleto de informações e em constante mudança requer novas formas de ensinar e aprender. Esse já é um grande desafio quando pensamos no ambiente ao qual estamos acostumados: nossa sala de aula. A dificuldade se torna ainda maior quando nos deparamos com os desafios de um Ensino Remoto Emergencial (ERE).

O ensino passou a ser remoto pelo fato de professores e estudantes estarem impedidos, por decreto do Conselho Nacional de Educação, de frequentarem as instituições de ensino para evitar a disseminação da COVID-19, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. E emergencial, pois de forma repentina o planejamento pedagógico, pensado, discutido e estudado no início do ano letivo, necessitou ser adequado, em tempo real, para um processo de ensino mediado pela tecnologia, mas seguindo os princípios da educação presencial.

Desde então, procedimentos e novos recursos foram inseridos, gradativamente, com o intuito de garantir uma rotina de estudos nos diferentes anos escolares de forma significativa.

Frente a todos esses desafios, elaboramos um documento de Currículo com diretrizes personalizadas para as aulas no modelo remoto, em que sistematizamos uma série de comunicados enviados para vocês, pais e responsáveis, desde o dia 23 de março.

O currículo é um documento alinhado à identidade da escola, ao seu propósito social e também à legislação vigente no país. Ele se materializa nos planos de ensino, nas aulas produzidas pelos educadores e, agora, no ambiente digital. Por esse motivo é tão importante que todos vocês acessem, leiam. O currículo de uma escola precisa estar vivo e, para tanto, contamos com vocês!

Diretora
Cláudia Cristina T.M. Santiago

Vice-diretora
Neide Maria Santos

“O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,aperta e aí afrouxa, sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem.”

Guimarães Rosa

ORIENTAÇÕES GERAIS

Para o modelo atual de Ensino Remoto Emergencial (ERE), foi desenvolvida uma estratégia que inclui estágios síncronos - estudantes e professores em momentos de aprendizagem ao vivo, em meio digital – e assíncronos – os alunos contam com roteirização prévia do professor para os períodos de estudo.

Para que esse modelo se sustente, toda a estrutura de pessoas e de colaboradores da escola segue ativa. Assim, os professores enviam videoaulas, atividades, vídeos instrucionais, pesquisas, contação de histórias, dicas culturais, avaliações e devolutivas, contando com uma rede de apoio que envolve Direção, Coordenação e Orientação Pedagógica, Comunicação, Setor de Tecnologia da Informação (TI) e Secretaria.

A roteirização dessas propostas de ensino e aprendizagem utiliza as plataformas da escola, adotadas há anos e validadas por estudantes e professores. Para ter acesso às aulas on-line, os pais receberão sempre os links do Hangouts Meet por e-mail e pelo sistema acadêmico Education. Os docentes permanecerão conectados durante todo o horário de aula para esclarecerem dúvidas, via fóruns.

Nós disponibilizamos os contatos da secretária Teresa Cristina Alves e da equipe de TI para qualquer dificuldade de acesso a essas ferramentas. Whatsapp: (13) 99716-8932