Coordenadora
Adriana Amore
período matutino

Coordenadora
Fernanda Papa
período vespertino

Com a migração do formato de aulas presenciais para o ensino remoto emergencial, procedimentos e recursos foram inseridos gradativamente com o intuito de garantir uma rotina de estudos nos diferentes anos escolares.

A adaptação exigiu que não apenas o dia a dia de “sala de aula” fosse repensado, mas também o papel de toda a comunidade escolar nesse processo. Escola, direção, coordenação, docentes, estudantes e famílias precisaram se unir com o propósito maior de adequação ao momento, de modo a garantir a continuidade da aprendizagem. A tecnologia tornou-se uma aliada nessa fase, fortalecendo relações e minimizando os impactos do cenário atual.

Alicerçado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o currículo foi adaptado para o desenvolvimento de habilidades e competências nas diferentes áreas, respeitando a concepção pedagógica da escola e as novas formas de ensinar e aprender. As dimensões cognitivas e emocionais estão em ênfase nesse processo formativo e os professores reavaliarão, cada vez mais, suas práticas para atender e acolher os estudantes.

Videoaulas e afins

Enquanto estivermos sob mediação digital, os professores continuarão enviando as videoaulas, atividades, vídeos instrucionais, pesquisas, contação de histórias, roteiros de estudo, dicas culturais, avaliações e devolutivas pela plataforma Schoology, onde também estará disponível o material didático.

Para ter acesso às aulas on-line, os pais receberão os links do Hangouts Meet por e-mail, plataforma Schoology e sistema acadêmico Education. Os docentes permanecerão conectados durante todo o horário de aula para esclarecerem dúvidas pelos fóruns.

Às segundas-feiras são postados os materiais referentes ao período descrito em cada pasta. As atividades correspondem ao horário das aulas da semana e devem, preferencialmente, ser realizadas durante o período das mesmas. E, caso não consigam produzir e entregar tarefas no período citado, basta sinalizar aos professores.

Todos os componentes curriculares são contemplados no planejamento: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ensino Religioso, Arte, Música, Educação Tecnológica, Inglês, Educação Física e Natação. As habilidades desenvolvidas promovem a apropriação das competências abordadas na BNCC, sob a ótica da Educação Integral (emocional, intelectual, social, espiritual, cultural e físico).

Essa reestrutura curricular está em consonância com os procedimentos adotados pela escola e permeiam o uso de metodologias ativas, que são processos de aprendizagem em que os alunos participam ativamente da construção do conhecimento. Além disso, também estão incluídas as modalidades organizativas, como projetos, sequências didáticas, atividades de sistematização em todas as turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

As avaliações seguirão propósitos formativos, reflexivos e de produção, buscando alternar instrumentos e recursos. Acontecerão de maneira processual e com rubricas de indicadores e critérios.

Participação da família

Estudantes e familiares criaram novos referenciais, formas de comunicação e rotinas de estudo com a parceria da escola. Passam a exercer seus papéis no processo de aprendizagem de uma nova maneira, focados em como fazer essa experiência cada vez mais produtiva.

A participação da família é fundamental no auxílio aos estudantes para a organização do espaço de estudo, materiais e da própria rotina. Essas práticas tranquilizam e oferecem orientação, que são mais ou menos aprofundadas conforme a autonomia frente às novas demandas.

Organização

Escolher um ambiente bem iluminado, arejado, livre de distrações e que tenha espaço para todos os materiais. Definir prioridades, levando em conta a urgência e as propostas da semana.

Apoio à rotina

Demonstrar interesse pelos estudos do filho, estudar junto os pontos de dificuldade, acompanhar os combinados com a escola e fazer uso das atividades do processo de aprendizagem.

Momentos em família

Prezar por interações mais frequentes entre as pessoas de casa para valorizar a presença de cada uma e inserir no dia a dia momentos que contemplem pausas, exercícios físicos e outras atividades para relaxar a mente.

Práticas para a rotina de estudos em casa de acordo com o ano escolar

1º e 2º ano

  • Ler os enunciados das propostas em parceria com a criança. Dialogar sobre o entendimento da tarefa e estabelecer um percurso de resolução. É possível que alguns já consigam fazer a leitura com autonomia, mas ainda assim é necessário que haja orientação do adulto.
  • Permitir que a criança registre à sua maneira(palavras, cálculos e afins), ainda que equivocadamente. O processo de construção é individual e só deve sofrer interferências depois de hipóteses levantadas. Caso tenha dúvidas, encaminhe a proposta aos professores.
  • Proporcionar momentos de leitura e escrita, jogos pedagógicos, filmes que contribuam para manter a curiosidade e as práticas investigativas.

3º ao 5º ano

  • Solicitar que o aluno faça a leitura dos enunciados das propostas, interprete e tente executá-las com autonomia. Pode acontecer de precisar reler, solicitar auxílio e, nesses casos, faça a mediação. Ao final, verifique se a atividade foi desenvolvida como solicitado.
  • Converse sobre a tarefa, identifique se algo não ficou entendido pelo aluno e sinalize ao professor sempre que isso ocorrer.
  • Proporcionar momentos de leitura, escrita, jogos, filmes, pesquisas que contribuam para manter o aluno ativo e que atendam aos interesses individuais.

Período Ampliado

Os componentes curriculares que compõem o Período Ampliado associam-se ao currículo comum e são pensados de modo a promover o desenvolvimento da educação do estudante de forma integral. Nesse momento, em especial, as atividades enviadas têm como objetivo, além da continuidade do trabalho que vinha sendo desenvolvido na escola, proporcionar momentos de descontração e ludicidade.

Para tanto, os professores estão enviando, pela plataforma Schoology, atividades relacionadas à informação, ampliação do repertório e desenvolvimento das habilidades nos diferentes componentes, seja no âmbito cultural ou artístico.

As propostas são enviadas semanalmente, sem data específica para realização, promovendo flexibilidade e organização da rotina de acordo com a realidade familiar.

Alguns recursos são utilizados para motivar e facilitar o processo de aprendizagem de forma autônoma:

  • Videoaulas gravadas pelos professores
  • Vídeos instrucionais
  • Contação de histórias, apresentações e dicas culturais
  • Fórum de dúvidas para orientações e explicações, sempre que necessário

Potencialidades

A dimensão emocional é compreendida pela capacidade de lidar com as emoções e com os sentimentos que estão implícitos nas relações. Buscamos enfatizar o exercício do autoconhecimento a partir das potencialidades dos estudantes, valorizando as habilidades emocionais que possuem e estimulando reflexões sobre aquelas que estão em desenvolvimento.

Momentos de acolhimento, produções autorais que envolvam temáticas mundiais, propostas reflexivas que gerem empatia e vivências serão ainda mais efetivas por meio de vídeos indicados pelos docentes, postagens colaborativas entre os alunos, suporte às famílias e orientação escolar.

Autocuidado e consciência corporal estão relacionados ao desenvolvimento de hábitos saudáveis e à promoção da saúde física e mental. Sendo assim, permaneceremos oferecendo videoaulas propondo exercícios físicos, relaxamento, desafios e indicação de brincadeiras para compartilhar com a família.

Por fim, a multiculturalidade da comunidade escolar, evidenciada nas práticas de ampliação do repertório pessoal e de mundo, ilustram-se pelas experiências nas diversas manifestações artísticas, apreciando e produzindo cultura ao realizar construções de brinquedos caseiros, desenvolver atividades manuais que estimulem a criatividade, ouvir e recontar histórias, acessar links com conteúdo literário e obras de arte.

É importante destacar que o Ensino Religioso se pauta na ciência; aqui, especificamente, na ciência das religiões, trazendo à luz valores e conteúdos que ajudam na formação da pessoa humana. Sendo assim, estamos juntos com o nosso estudante e sua família mesmo distanciados.

A oração familiar diária, seja qual for sua crença, se faz muito necessária nesse momento de distanciamento. É nela que ensinamos aos nossos filhos e filhas o valor da fé, do amor e da solidariedade.

Esse momento de espiritualidade integra a rotina on-line da disciplina, acrescido ainda de contação de histórias, conversas sobre temáticas especiais, como a importância da família, de sentimentos como gratidão, amizade, amor e respeito ao próximo.

Ensino religioso

Coordenador
Sérgio Pereira Nogueira Júnior

A partir das habilidades e competências descritas na BNCC, as aulas de Ensino Religioso buscam promover reflexões pautadas em abordagens de fatos sociais e uma perspectiva humanista. Vista como ciência, a disciplina estrutura-se nos valores das religiões, estabelecendo uma conexão com a formação integral e cidadã. Sendo assim, procuramos estar próximos das famílias.

O uso do material será muito importante para o trabalho desenvolvido, por isso o livro é indispensável.

É muito importante que os estudantes participem das videoconferências, fóruns de dúvidas para orientações e explicações, e também das orações, momento em que a família, de acordo com a sua crença, mantém viva a sua espiritualidade. Todas essas tarefas são enviadas pelo Schoology, com pastas organizativas. As tarefas avaliativas são indicadas, assim como suas datas de entrega.

Ensino Bilíngue

Coordenadora
Alessandra Dias Vieira Marques

O Ensino Bilíngue, em suas especificidades, está intimamente relacionado à comunicação, valorização de situações lúdicas de aprendizagem e exercícios com suporte dos livros didáticos. Utiliza a organização que segue para a abordagem da Língua Estrangeira, também por meio da plataforma Schoology, onde estão disponibilizadas pastas com propostas didáticas.

  • Pasta de orações: para que sejam realizadas com a família como um momento de reflexão.
  • Pasta da semana: orientações para realização das atividades (videoaulas, correção das atividades da semana anterior, atividades nos livros didáticos, links para videoconferências, dicas culturais com indicação de filmes, livros e músicas).
  • Pasta Tarefa do Education: compilado de atividades e os links das videoconferências.

Período Integral

Coordenadora
Marcelly Aide

Para os estudantes de Período Integral, disponibilizamos na plataforma Schoology uma coletânea de brincadeiras infantis tradicionais, com uso de tecnologia, arte e movimento, que podem ser adaptadas para a realização individual ou em dupla.

Na mesma plataforma, eles contam com uma professora disponível em tempo integral, ou seja, no período regular (matutino) têm o apoio da professora de sala; no período vespertino, a professora do Integral dá assistência via fórum.

Os estudantes também recebem semanalmente videoaula de capoeira e alternam encontros por videoconferência com a psicóloga escolar - Projeto Nossas Emoções - e com brincadeiras ou utilização de aplicativos de jogos on-line com interação simultânea dos participantes.