Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021


A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) lançaram a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.

A Campanha visa à recomposição do tecido esgarçado do mundo atual, marcado pelas polarizações e violências. Para atingir o objetivo a que se propôs, convida-nos ao exercício do diálogo como compromisso de amor.

Nascemos para compartilhar o espetáculo da vida. Entretanto, alguns modos de pensar e agir alteram a percepção de valores éticos e induzem a comportamentos que levam à indiferença, ao negacionismo, ao desprezo às relações fraternas. O desrespeito ao próximo traz, em seu bojo, o ranço do fanatismo religioso, político e cultural.

Essa falta de sentimentos humanitários gera conflitos e violências que se interpõem no caminho do diálogo. “Entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há uma opção sempre possível: o diálogo.” Ao fazer forte apelo ao diálogo, o papa Francisco reitera a proposta da Campanha a favor da convivência fraterna.

Feitas essas considerações, vale dizer que a CFE é a resposta, à luz do Evangelho, àqueles que não percebem a beleza da unidade em meio às diferenças nem reconhecem a força do diálogo e a cultura do encontro para o reencantamento de um mundo desencantado.