Como se organizar para estudar em casa

Não é fácil mover a escola para dentro de casa, e a ideia não é essa. Mas é possível reorganizar os estudos nesse outro ambiente mantendo uma rotina para dar conta dos conteúdos disciplinares durante esse período de isolamento físico e social. O apoio dos pais é fundamental nesse momento em que os estudantes necessitam de ainda mais foco para realizar as tarefas, mas ressalta-se que eles não são os professores e caso surja uma dúvida ou algum problema, a escola estará disponível para ajudá-los.

Instruir-se em casa exige muito autocontrole, por isso a importância de estabelecer horários fixos para dormir, para se alimentar, para descansar. Em relação ao estudo, a sugestão é manter os mesmos horários em que o aluno estaria na escola. Isso vale também para os intervalos: fazer pausas de 10 minutos a cada hora mantêm a atenção. Como simplicidade e silêncio ajudam na concentração, o ideal é escolher um local com boa luminosidade e que seja livre de distrações.

Elaborar um roteiro de estudos flexível e com intervalos regulares é essencial para não desanimar, mas é importante que os alunos entendam a necessidade de segui-lo para garantir que os conteúdos não vão se acumular. Quem tem interesse nesse cronograma, que é específico para cada estudante, pode solicitar uma ajuda para a orientadora Rita de Cássia (rita@liceusantista.com.br).