Conheça cada uma das eletivas 2021 para o Ensino Médio

Título: Som e fúria: música brasileira e crítica social
Área: Linguagens e suas Tecnologias
Professora Cláudia Heloisa Cunha Andria

Considerando o cenário contemporâneo em que a comunicação é complexa, multimodal e indispensável, torna-se também necessária a formação de pessoas que se apropriem dos recursos de linguagem que garantam sua inserção na comunidade global e possam “compreender o papel social da imagem na vida da cultura” (MARTINS, 2007).

Apropriar-se significa ler e utilizar esses recursos que vão além das palavras e englobam combinadamente diferentes linguagens: visual, sonora, gestual para transmitir mensagens de maneira criativa, sensível e contundente.

Nesse contexto, as músicas brasileiras exemplificam e exercitam a criação de discursos dinâmicos que exigem do ouvinte/leitor a educação da leitura aprofundada e da interpretação, e contextualizam uma variedade de saberes culturais, históricos, literários, sociais e políticos, proporcionando uma visão crítica da sociedade e seus valores.

Essa disciplina pretende despertar a observação dos recursos de construção de sentido por parte dos estudantes, para que desenvolvam leitura crítica em suas produções escolares, acadêmicas e profissionais, além de incrementar o repertório cultural por meio da análise de peças musicais icônicas e exigidas por vestibulares (letra, música e contexto) por sua linguagem e efeitos na mensagem.

Título: Máquina da vida: anatomia humana e suas disfunções
Área: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Professora Isabela Dias

Estudar o corpo humano implica em conhecer a anatomia (forma) e a fisiologia (funcionamento) dos seus órgãos e sistemas. Quando o corpo apresenta alguma disfunção de uma dessas naturezas, seu funcionamento é prejudicado.

Entenda o motivo dessas situações e aprenda com sua turma a levantar hipóteses de intervenção, prevenção e tratamento de doenças, sejam elas crônicas ou agudas.

Título: Análise de dados no cotidiano
Área: Matemática e suas Tecnologias
Professor Marco Antônio di Pinto Júnior

A eletiva será centrada na construção e aplicação do conhecimento, apoiado na pesquisa de campo ou de referências bibliográficas, em sintonia com as necessidades da sociedade e da comunidade científica nacional e internacional.

Por meio da observação e coleta de dados, o estudante será capaz de analisar, utilizando ferramentas estatísticas, uma situação-problema e propor intervenções com impactos na sociedade.

Título: Introdução à análise e produção fílmica
Área: Linguagens e suas Tecnologias / Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Professor Marcus Vinícius de Castro Santos

Trata-se de uma disciplina que tem como objetivo trabalhar os conceitos básicos que envolvem a linguagem cinematográfica (termos técnicos utilizados no cinema e televisão), os elementos narrativos, a composição da equipe técnica e as fases de produção.

Nas aulas, além de trabalharmos os elementos teóricos das produções fílmicas, desenvolveremos a análise (compreensão do contexto) e interpretação fílmica (desconstrução e reconstrução) de obras cinematográficas distintas.

Para a conclusão dessa disciplina, os alunos deverão produzir um curta-metragem (com os recursos que lhes forem disponíveis) ou uma crítica escrita de um filme selecionado.

Título: Mirando nas estrelas: um olhar para a Astronomia
Área: Ciências da Natureza e suas Tecnologias)
Professor Sérgio Henrique Mateus Douwens dos Santos

A Astronomia é uma das ciências mais antigas já estudadas pelo ser humano. Há tempos olhares curiosos voltam-se para uma noite estrelada para contemplar esse espetáculo da natureza.

Desde a Antiguidade, diversas civilizações encontraram, nos astros, a solução para prever épocas favoráveis ao plantio e à colheita, preparar-se para as cheias dos rios, prever épocas de chuvas e secas e até mesmo a orientação geográfica nas grandes navegações.

Um acúmulo de conhecimento de tal importância de fato deve ser preservado e passado às gerações posteriores. Nesse curso, veremos algumas noções básicas dessa ciência tão fascinante.

Título: Em busca das Tribos Urbanas de Santos: um curso de investigação
Área: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas)
Professor Victor Lordani Geampaulo

Toda cidade possui grupos de jovens que se relacionam de acordo com interesses em comum. Esses interesses podem ser voltados às práticas esportivas, relacionados a gostos musicais, locais comuns de frequência, games etc.

As grandes questões que o curso se propõe a investigar e que serão desenvolvidas neste curso semestral são:

– Existem grupos assim em Santos?
– Como se relacionam?
– Quais locais frequentam?