“Crescer e Transformar-se”: ajuda para os desafios do Fund 2


Em tempos normais, a passagem dos estudantes do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental já é inquietante, pois vem acompanhada de apreensão, ansiedade e muitas dúvidas em relação às rotinas do próximo curso. Em 2020, com a pandemia, a expectativa das crianças aumentou e o projeto Crescer e Transformar-se, que as ajuda a compreender essa mudança, tornou-se ainda mais significativo para essa turminha que está finalizando o Fundamental 1.

Desenvolvido pela psicóloga Flávia Gonzalez com o auxílio da orientadora Rita de Cássia Abreu Erra e do coordenador de Pastoral, Sérgio Nogueira Júnior, o projeto busca preparar os liceístas para os novos desafios de forma lúdica e contextualizada. E agora de forma remota.

Como e quantos são os professores no 6º ano, que outras disciplinas fazem parte do currículo, como é o recreio, quantas aulas são ministradas por dia, se eles terão os mesmo amigos do 5º ano na sala são algumas das questões levantadas pelos estudantes.

O Crescer e Transformar-se foi inspirado no livro Lin e o outro lado do bambuzal, de Lúcia Hiratsuka, que trata de amizade, ritos de passagem e respeito às diferenças. Além da leitura da história, da apropriação dos personagens e sua transcendência, os liceístas participaram de atividades especiais também para desmistificar o desconhecido. Entre elas, conversar com colegas, professores e a coordenadora pedagógica do 6º ano, Ana Margareth Junot.

Cápsula do tempo

Esse processo de transformação, como aquele vivenciado pelos personagens da história, culminou com uma carta que cada estudante escreveu para si mesmo e que só será lida novamente em 2024, quando eles estiverem no 9º ano EF. A ideia é que eles tenham a percepção de seu amadurecimento físico e emocional.

Todos os envelopes com as cartas, fotos e outras produções foram acondicionados em uma caixa e lacrada pela pela psicóloga e pela orientadora em uma cerimônia on-line com a presença das crianças e de alguns familiares. Essa “cápsula do tempo” ficará guardada na escola e voltará a ser aberta como parte de um projeto na disciplina de Ensino Religioso.

Surpresa

Como parte das atividades de encerramento do projeto Crescer e Transformar-se de 2020, um vídeo especialmente gravado pelas professoras do 5º ano com mensagens de agradecimento e de coragem emocionou os estudantes. Também os docentes do 6º ano se apresentaram e já deram as boas-vindas para a nova e instigante etapa de novos conhecimentos.