Cristo ressuscitou!


Em meio ao desânimo em que nos encontramos, é preciso ouvir a mensagem de vida e esperança que a Páscoa de Jesus nos transmite.

Para os judeus, a Páscoa, em hebraico Pessach, celebra a passagem da escuridão no Egito para a liberdade na Terra Prometida. Para os cristãos, o mistério pascal é a passagem da morte na cruz para o Cristo ressuscitado.

O repicar dos sinos anuncia que Jesus, vencendo a morte, nos redimiu e nos reconciliou com Deus Pai. Unidos a Este, assumimos o compromisso de construir um novo tipo de sociedade solidária.

Há, no entanto, algumas exigências da vitória de Cristo que requerem urgente atuação: o fim da guerra na Ucrânia para silenciar as armas e iniciar negociações que garantam a convivência pacífica; no Brasil, a aprovação das reformas estruturais, indispensável ao desenvolvimento do país, em vez da disputa acirrada pelo poder, que dissemina o ódio e favorece a corrupção.

Essas e outras situações esperam que o nosso compromisso pascal deste ano seja a defesa inegociável da paz, que nasce em Belém, morre na cruz e triunfa na Páscoa.