Dia da Conscientização do Autismo no Liceu Santista

O dia 2 de abril foi instituído pela ONU, em 2008, como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data é importante para promover a compreensão desse transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que no Brasil sejam cerca de 2 milhões e, em Santos, entre 4 mil e 8 mil pacientes.

O dia foi lembrado no Liceu Santista com reflexão, contação de histórias e vídeos com o intuito de esclarecer e conscientizar que esse público pode ter o seu espaço nas escolas, nas universidades, nos grupos sociais, no mercado de trabalho e em outros lugares que pessoas não autistas já conquistaram.

Entre os destaques dia, a leitura do livro “Meu amigo faz iiiii”, de Andréa Werner, com ilustrações de Kelly Vaneli. A história é narrada pela Bia, que recebe um novo amigo na escola, o Nil. Quando percebe que ele tem comportamentos diferentes – como se incomodar com barulhos, fixação por um brinquedo em especial, mudanças de humor -, Bia passa a observá-lo para tentar compreendê-lo.

O azul é a cor escolhida para as ações de conscientização do autismo. No dia comemorativo, todos os alunos do Fundamental 1 receberam uma pulseirinha azul, que foi personalizada por eles com palavras de apoio à causa. Professores e funcionários também vestiram azul para marcar a data.

Caminhada

No sábado, 6 de abril, a 6ª Caminhada Azul pelo Autismo, organizada pelo Grupo Acolhe Autismo e co-patrocinada pelo Liceu Santista, reuniu cerca de 250 pessoas. Durante o percurso, que foi da Praça das Bandeiras, no Gonzaga, até a Conha Acústica, no Canal 3, o intuito foi chamar a atenção da população sobre a importância da inclusão social das pessoas com Transtorno do Espectro autista (TAE).