Dia Internacional da Síndrome de Down envolve alunos

No dia 21 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down (o 21/3 refere-se às três cópias do cromossomo 21 que as pessoas com essa síndrome têm), a comunidade educativa do Liceu Santista se envolveu em atividades que lembravam a importância de oportunizar que essas pessoas possam viver plenamente em condições de igualdade com os outros em todos os aspectos. Este ano, o tema conscientizador é “Não deixe ninguém para trás”.

O projeto teve início com a psicóloga Flávia Gonzalez e com as professoras Carla Borges e Cibele Gouveia, do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, respectivamente, mas abraçou a escola inteira. Um painel colado em um dos murais no pátio, convidava alunos, professores e funcionários a colaborarem pintando as mãos e carimbando-as na tela, mostrando que as peculiaridades somam. Afinal, qual é a chance de duas pessoas pintarem os dedos com as mesmas cores?

Contação de história

As crianças que deram início à atividade participaram da contação de história “O pequeno Rei Arthur”, de Lucia Cyreno, com ilustrações de Semiramis Paterno. O enredo fala do Arthur, um menino com nome de rei e que, como seus amigos, adora aprender coisas novas e fazer travessuras. Ele tem um jeitinho meio diferente, porque nasceu com síndrome de Down, mas isso não significa que ele não seja como as outras crianças. O livro mostra que as diferenças fazem parte da nossa vida e que são elas que nos tornam especiais.

O pequeno rei Arthur nos leva a descobrir que é preciso respeitar as individualidades, aprender a vencer os preconceitos e sentimentos negativos, aceitar a vida como ela se apresenta e acreditar na capacidade do outro, reconhecendo seus direitos e conquistas.