D. Angelo Zani participa de encontros com religiosos no Liceu

O secretário da Congregação para Educação Católica da Santa Sé, o arcebispo Dom Angelo Vincenzo Zani, está em missão pelo Brasil para refletir sobre o papel da educação católica no mundo. Ele foi recebido com muita alegria no Liceu Santista, onde participou de encontros com o clero e religiosos e também com diretores de escolas católicas da Baixada Santista que integram a ANEC (Associação Nacional de Educação Católica).

Dom Angelo chegou ao Liceu Santista acompanhado pelo bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa, pelo vigário episcopal da Arquidiocese de São Paulo Dom Carlos Lema Garcia e pelo bispo emérito Dom Jacyr Francisco. Eles foram recepcionados por uma comissão de alunos do Ensino Médio.

Na cerimônia de boas-vindas, que foi traduzida para o italiano pelo aluno Francesco Perucchi, do 3º ano do Ensino Médio, as crianças do Grupo 5 da Educação Infantil entregaram para o arcebispo um cartão produzido coletivamente. Os liceístas do 5º ano do Ensino Fundamental apresentaram uma canção bastante conhecida na escola – “Bom dia, amigo” – em português e em italiano. Fechando a homenagem, alunos do Fundamental 2 entregaram um presente especial para Dom Angelo.

Pacto Educativo

A Congregação para a Educação Católica da Santa Fé recebeu o pedido do papa Francisco para organizar um encontro mundial sobre educação, que será realizado no dia 14 de maio de 2020 no Vaticano. Intitulado ““Reconstruir o pacto educativo global”, a iniciativa é reunir representantes das principais religiões, expoentes das organizações internacionais, personalidades públicas, instituições comunitárias do mundo acadêmico, político, cultural e investigativo.

O objetivo do papa Francisco, segundo mensagem de vídeo que traz o convite para o encontro, é “reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão”.