Eleição para a Câmara Jovem terá a participação de nove alunos

Nove alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio se candidataram para disputar uma vaga entre as 21 disponíveis para a 5ª Legislatura da Câmara Jovem de Santos. A eleição será realizada na escola entre os dias 11 e 15 de março. Até lá, os candidatos terão um período para divulgarem suas campanhas junto aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, que estão aptos a participar do pleito.

Como o número de instituições participantes já é maior que o de cadeiras no Legislativo, todos os colégios terão a oportunidade de participar do processo eleitoral, mas serão eleitos os 21 jovens vereadores mais votados das escolas que tiverem a maior porcentagem de alunos votantes.

Candidatos

Um encontro com a diretora Cláudia Cristina T.M. Santiago e com a vice-diretora Neide Maria Santos reuniu os liceístas interessados em participar do projeto. O aluno Willians Amaro da Rocha Filho, do 9º ano, que participou da Câmara Jovem em 2018, esteve presente para compartilhar com os colegas sua experiência.

“Foi uma experiência incrível. Eu aprendi como funciona o poder legislativo, aprendi a me importar mais com a cidade como um todo, pois antes era o meu bairro, a minha escola. As pessoas reclamam da política, mas ficam caladas. Elas têm que ir à Câmara, conversar com os vereadores. Todos podemos contribuir para melhorar o lugar onde vivemos”, diz o liceísta.

São candidatos para a nova legislatura os estudantes Brunna Zulli Nascimento, Eduarda Falani Tosello, Emanuelle Palermo dos Reis, Gabriel Henrique de Castro Francisco, João Pedro Zolletti Guedes, Manuela Pinto Santana, Mariana Prado Pires de Oliveira, Rian Nunes Machado e Sofia Cruz Nunes.

Protagonismo juvenil

Esse é o quinto ano consecutivo em que estudantes do Liceu Santista participam da Câmara Jovem, que tem o objetivo de fomentar a participação político-cidadã dos adolescentes da cidade, estimulando o protagonismo juvenil e formando uma geração atenta e crítica às questões sociais.

Nesta iniciativa do Poder Legislativo municipal, estudantes de escolas públicas e privadas da cidade atuam como vereadores, elaborando requerimentos, sugerindo projetos de lei e realizando audiências públicas na Câmara Municipal.

Já integraram o projeto os ex-alunos Fernando Flórido de Rezende, Rodrigo Bastos Galvão (2014 / 2015), Mariana Dezotti Rüegger, Matheus Giovanetti (2016/17/18), Enzo de Andrade (2017) e Willians Amaro da Rocha Filho (2018). Destes, três assumiram a presidência da Câmara Jovem: Fernando Flórido, Enzo de Andrade e Matheus Giovanetti.