Emoção e alegria marcam a formatura do 3º ano EM

Emoção e muita alegria marcaram a formatura dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, realizada na segunda-feira, 17 de dezembro, no ginásio poliesportivo da escola. O evento reuniu muitos familiares, amigos, professores e funcionários que acompanharam a trajetória dos estudantes. Memórias do cotidiano escolar, as brincadeiras, as amizades, as viagens e os professores foram lembrados pelos formandos por meio de seus oradores, que representaram as três turmas.

Em seu discurso, a oradora Bianca Barazal, do 3º ano A, lembrou dos colegas e dos professores que acompanharam o grupo no Ensino Médio. “Esse ano, entramos num mundo de descobertas. Alguns descobriram o que de fato querem para a vida e outros descobriram que não sabiam o que queriam fazer. Mas nós descobrimos algo em comum: o quão essencial é estar com pessoas que nos fazem bem. Em meio a tanta pressão e indecisão, tínhamos uns aos outros. E a nossa união cresceu com o passar desses onze meses.” Quanto aos professores, foi pontual: “Em meio às revoluções, ao romantismo, às prosas e poesias, à reforma agrária, senos e cossenos, à tabela periódica, às correntes elétricas, orações subordinadas, em meio às mitoses e fecundações, nasceram as relações mais simples e nobre do ser humano, baseadas em amizade, amor, honra e admiração.”

Também entre agradecimentos a professores e funcionários, o formando Lucas Ribeiro, do 3º ano B, destacou o apoio familiar. “Agradeço aos nossos pais, avós e responsáveis que batalharam diariamente para nos dar conforto e nos manter numa escola tão sensacional como é o Liceu. (…) Olho aqui e vejo o rosto de vários emocionados e orgulhosos com essa primeira de muitas conquistas nossas, mas saibam que se vocês sentem orgulho da gente, nós sentimos ainda mais orgulho de sermos seus filhos e netos, e se estamos nos tornando homens e mulheres responsáveis é porque temos vocês como exemplo, e falo, em nome da turma, que é sensacional termos aqui nossos maiores heróis assistindo a uma conquista tão importante, que é a nossa formatura no Ensino Médio.”

Marcela Lopes, oradora do 3º ano C, homenageou seus “mestres e professores, fonte de conhecimento vivo que sustenta um dos pilares de uma boa sociedade capaz de mudar o mundo: a educação. Contudo, apesar de toda a desvalorização, são o que há em comum entre cada um de nós presentes hoje e todas as diversas profissões. São também nossos guias, que mesmo quando já tínhamos desistido de tentar, simplesmente desacreditados de tudo, eles estavam lá, firmes, nos puxando para irmos cada vez mais longe. E fazem isso por acreditarem que somos capazes de alçar voos cada vez mais altos.”

Celebração litúrgica

O coordenador de Pastoral, Profº Me. Sérgio Pereira Nogueira Júnior, e a formanda Monique Santos de Oliveira, realizaram a celebração litúrgica com a leitura do Evangelho de Mateus (5,13-16).

Paraninfo

O professor Flávio Roca foi eleito orador pelas turmas. Em seu discurso, que emocionou a todos, ele reitera a honra “por ter compartilhado diversas manhãs (…) com quase uma centena de jovens, que expuseram força, fraquezas, sonhos, medos, cansaço e esperança”. E deixa um recado: “Queridas amigas e queridos amigos, optem pelo bem em suas escolhas! Pode não ser o caminho mais curto ou confortável, mas é o que eleva a natureza humana além da mediocridade individualista. Refiro-me a um bem concreto, não aquele do discurso fácil. Entregar frutos generosos a uma sociedade doente é uma das formas mais efetivas de praticar cidadania sem demagogia e de ser humano sem ser hipócrita. E, pela conduta que vi em tantos de vocês, em tantas ocasiões, fico feliz em deduzir que daqui surgirão jovens com grande potencial para transformar realidades sombrias em realidades esperançosas!”

Homenageados

Além do professor Flávio, também a professora Cláudia Heloísa Cunha Andria e as funcionárias Vivian Regina Trindade e Danielle Reis foram homenageadas pelos alunos.