Encontro de jovens abre portas para reflexão e alegria

Um dia inteiro dedicado à reflexão, às lembranças, à alegria e, acima de tudo, ao fortalecimento de vínculos como amizade, respeito e amor ao próximo. Assim foi o dia 9 de outubro para os alunos do 1º ano do Ensino Médio que participaram do Encontro de Jovens na Paróquia São Paulo Apóstolo. A diretora Cláudia Cristina T.M. Santiago e o coordenador do Ensino Médio Lucas Lamosa participaram da abertura do encontro.

Organizado anualmente pelo coordenador de Pastoral, Sérgio Pereira Nogueira Júnior, pela psicóloga escolar, Flávia Gonzalez, e com o apoio da orientadora Rita de Cássia Abreu Erra e da professora de Ensino Religioso, Kátia Rua, o encontro de jovens busca oferecer aos liceístas uma breve viagem no tempo, reabrindo as portas da infância, redescobrindo seus brinquedos, desenhos prediletos, amigos, e posteriormente voltando à atual adolescência, com suas descobertas, ansiedades e desafios.

Ao longo do período, muitas atividades reflexivas e cooperativas foram desenvolvidas com os alunos. Além da visita das professoras Sonia Brito e Cláudia Heloísa Andria, muitas dinâmicas trabalharam com os estudantes a consciência e a responsabilidade por cada escolha feita – naquele momento e também para a vida -, além de lembrá-los do sentimento de amar e de ser amado.

Participações especiais

Algumas vovós que integram o projeto Vamos Tricotar presentearam os jovens com as lembranças do carinho, da acolhida e do amor dos avós. Da mesma forma, o professor de Educação Física, André Santana Martins, colocou o grupo para gastar energia e interagir em brincadeiras cooperativas. Com o auxílio de um vídeo, o psicólogo Sérgio Marques Jabur propôs uma série de questionamentos sobre os desafios enfrentados durante a adolescência.

Finalizando o encontro, a professora Ana Margareth Gonçalves Junot conversou com os liceístas sobre os pequenos gestos que podem passar despercebidos no dia a dia, mas que fazem muita diferença na forma como se encara a vida, os amigos e principalmente a família.