Evento reúne corais para celebrar a paz

A paz foi a inspiração para as canções apresentadas no 4º Encontro de Corais Profª Maria Helena Machado Guimarães, que reuniu quatro grupos vocais no auditório Santa Bakhita. Além do coral anfitrião, o Canta Mais, do Liceu Santista, outros três se apresentaram no evento, que homenageia a ex-diretora do Liceu Santista: Vozes da Fé, Coral da Escola CMV e Univozes.

Nesses tempos em que a paz e o respeito ganham ainda mais relevância, os corais trouxeram um repertório especial de canções. O público teve a oportunidade de ouvir composições de autores renomados, como Chiquinha Gonzaga, Gilberto Gil, Arlindo Cruz e Sombrinha, Alceu Valença, Almir Sater e Renato Teixeira, Ernandes Júnior (que esteve presente no evento), e outras canções mais emblemáticas como Siyahamba G (autor desconhecido) e Volare (Domenico Modugno).

Ao final do encontro, todos os corais se reuniram no palco para cantar A paz, versão do grupo Roupa Nova para a canção Heal the World, de Michael Jackson.

Corais

Regido pelo maestro Felipe Vasques Borges, o Coral Canta Mais, do Liceu Santista, foi fundado há 12 anos e atualmente é composto por 17 vozes. O Coral Vozes da Fé, formado por 35 pessoas que trabalham nas diversas pastorais da Igreja Jesus Crucificado, é regido pela maestrina Lúcia Maria Nogueira Fidalgo.

O Coral da Escola CMV teve início em janeiro de 2016 como parte integrante do curso de música da instituição. O grupo, regido por Rita de Cássia dos Santos, é formado por cerca de 25 jovens.

Formado há 26 anos no Colégio Universitas e com 45 integrantes, o Coral Univozes é regido pela maestrina Sandra Diogo Moço.

Homenagem

Maria Helena Machado Guimarães dedicou sua vida às artes e oa Liceu Santista. Sua história mistura-se à da escola, onde atuou por mais de 30 anos como professora, coordenadora do antigo Leopoldinho, vice-diretora e diretora.

Inspirou gerações de professores, funcionários e alunos, incutindo neles o amor pela vida e o senso de justiça. Também fez da música, em especial o canto coral, um meio de reverberar a beleza e a delicadeza de uma arte que encanta e emociona a todos.