Equipe Bilíngue participa de formação sobre projetos e inclusão

Coordenadoras e professoras do Ensino Bilíngue do Liceu Santista se reuniram para dois dias de formação discutindo temas essenciais para a prática pedagógica na disciplina de língua inglesa. Nos encontros foram abordados os temas Project Learning Based (Aprendizado baseado em projetos) e inclusão escolar.

A formadora Thassiana Balbino, da Oxford Editora, discorreu sobre a importância de trabalhar a aprendizagem por meio de projetos desde a Educação Infantil até os Ensinos Fundamental e Médio. Essa abordagem tem o intuito de promover e desenvolver simultaneamente o aprendizado de conteúdos com as habilidades listadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Destaque para o estímulo ao pensamento crítico e criativo, comunicação, colaboração, cidadania entre outras.

Inclusão escolar

Três profissionais da área de Psicologia e Pedagogia ampliaram a discussão sobre inclusão escolar, tema tratado com muita responsabilidade e estudo pela equipe pedagógica do Liceu Santista.

Além da legislação que regulamenta a educação inclusiva, as professoras do Ensino Bilíngue também tiveram um aprofundamento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) com Manuel Vazques Gil, psicólogo, doutor em psicanálise e autor do livro “O dom do autismo”. Ele explanou sobre as causas prováveis, a sala de aula, critérios diagnósticos, principais sintomas e técnicas de alfabetização.

Silvana Maria da Silva Gil, psicopedagoga e mestranda em Educação pela Unisantos, abordou a deficiência intelectual e a significância da adequação de materiais e de avaliações adaptadas para alunos com TEA.

Os transtornos da aprendizagem foram listados e explicados pela psicopedagoga e professora universitária Dejane Mascarenhas Araújo, como TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção), dislexia, disgrafia, disortografia, discauculia e Síndrome de Irlen.