Equipe do Liceu Santista agradece o apoio das famílias


Esses tempos difíceis de distanciamento social para evitar a propagação do novo coronavírus – quando trabalho e estudo precisam ser feitos de forma remota e emergencial – demandam grande esforço por parte da equipe pedagógica, professores e também das famílias, que buscam novas maneiras para equilibrar a rotina doméstica e escolar.

O Liceu Santista tem recebido inúmeras manifestações de apoio vindas de famílias da Educação Infantil aos Ensinos Fundamental e Médio. Todos continuam focados no acompanhamento e mediação das atividades desenvolvidas com e pelos estudantes e agradecem as demonstrações de carinho.

Semanalmente é realizado o envio de uma coletânea de tarefas e propostas, pensada e elaborada a partir do projeto pedagógico de cada segmento e que considera todos os Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Muitas famílias têm compartilhado com a escola atividades realizadas pelos estudantes de todos os segmentos. Difícil não se emocionar com as imagens, com o empenho e dedicação de todos os pais e filhos. Nós acreditamos que cada dia é importante, cada estudante é importante e estamos aqui para dar todo o suporte necessário à nossa comunidade liceísta”, afirma a diretora Cláudia Cristina Santiago.

Mensagens

Educação Infantil

“As atividades dessa semana são muito interessantes e Valentina amou. Ela já assistiu dezenas de vezes ao vídeo da professora Bia, que é uma professora incrível.”
Renata Medeiros, mãe da Valentina (Grupo 2)

“Gostaria de parabenizar pelas atividades que estão sendo elaboradas. Muito criativas e de grande aprendizado.”
Iara Cristina Silveira, mãe do Marcelo (Grupo 3)

“Gostaria de parabenizar pelo esforço em atender crianças tão pequenas neste formato e pelo capricho e comprometimento das propostas que foram nitidamente bem planejadas.”
Kátia Furtado, mãe da Lívia Barbosa (Grupo 3)

“Adoramos tudo. Muito obrigada pelo carinho.”
Ivana Hillwegg, mãe do Davi (Grupo 4)

“Gostaria de agradecer a dedicação em relação às propostas. Alice está adorando realizar cada uma delas e me cobra diariamente.”
Priscilla Silva, mãe da Alice (Grupo 4)

“Eles estão com muitas saudades da escola, mas ambos têm sido muito aplicados nas tarefas. Fico muito satisfeita em ver o quanto valorizam as atividades. Passaram a ter muito cuidado com os materiais e valorizar o aprendizado. Sei que vocês também são parte fundamental nisso. Muito obrigada. Não desejamos os melhores alunos, mas sim que cresçam com suas responsabilidades e mantendo esforço diário para a superação dos desafios. Que Deus nos ilumine. Tudo ficará bem. Um abraço a toda equipe.”
Natália Spolidoro, mãe da Ana Elisa (Grupo 4) e do Augusto (1º ano EF)

“Fiz uma foto da atividade do tubarão martelo e um vídeo com ela explicando. Achei legal que, no dia anterior à atividade, ela viu um tubarão na TV e disse que era um tubarão lixa (e era mesmo). Falor várias coisas sobre ele, logo imaginei que estava estudando tubarões.”
Juliana Fernandes, mãe da Marina (Grupo 4)

“Gostaria de dizer que a Giovana fica muito feliz em fazer as atividades propostas e também em ver vocês nos vídeos. Sei que não deve estar fácil para vocês, mas ela está realmente amando!”
Tatiana, mãe da Giovana (Grupo 4)

“Filipe está amando as atividades, algumas fazemos mais de uma vez. Ele adora as músicas (pega até o violão para tocar junto), as histórias e as atividades manuais. Sempre que ele senta na mesinha escreve o nome, mesmo que a gente não peça. Parabéns pelo trabalho que tem feito e muito obrigada pela atenção e carinho com Filipe. Cada dia minha admiração por toda equipe cresce.”
Juliana Ribeiro, mãe do Filipe (Grupo 4)

“Nós gostamos demais das atividades. (Professora Patrícia), seus vídeos fizeram toda a diferença. A Júlia e alguns amigos quiseram interagir com o vídeo. E a brincadeira do biscoitinho queimado? Que sucesso! Brincamos muito!
Juliana Censi, mãe da Júlia (Grupo 5)

“Estamos amando as atividades e a Laura sempre fica ansiosa para fazer. O momento leitura tem ocorrido sempre antes de dormir. Obrigada pelo carinho! Sorte a nossa ter uma professora tão fofa.”
Aline Fortuna, mãe da Laura (Grupo 5)

“Aqui tem sido legal, estamos todos juntos em casa. Uma loucura, mas com amor de sobra! Temos que seguir com o que temos e fazer a nossa parte.”
Sthephanie Menezes, mãe da Maria Fernanda (Grupo 5)

“Clara tem gostado muito das atividades. Temos tentado fazer todos os dias, na medida do possível. Sinto que a quarentena tem sido mais difícil para os adultos do que para as crianças. Elas se adaptam muito facilmente, mas haja criatividade para entretê-las. Clara compreendeu muito facilmente a questão do vírus e o porquê de nos isolarmos e está lidando muito bem com isso.”
Alessandra Lemes, mãe da Clara (Grupo 5)

“Malu está bem. Pouco reclama de não poder sair, compreende bem a questão da infestação do vírus, dialoga bem sobre a pandemia e aceitou que não dá para ir para a rua, parque e outros lugares públicos. Em contrapartida, não quer sair da cozinha, quer fazer pão, bolo… brinquei que é mesmo muito caseira.”
Thais Perico, mãe da Maria Luiza (Grupo 5)

“Quando saí do banho, o Pedro: “e minhas atividades de hoje?”. Quanto aos seus vídeos, eu adorei. O Lucas até perguntou se a professora do Pedro era youtuber. De qualquer forma, as atividades ficaram mais dinâmicas e acho que trazem a realidade da escola para perto dele. Obrigada pelo esforço!”
Simone Silva, mãe do Pedro (Grupo 5)

“A Clara continua interessada pelas atividades. Ela só não curte muito ouvir as histórias, ainda prefere o livro físico. Então, peço para escolher um no quarto e às vezes eu leio. Quando ela conhece a história, ela mesma conta do jeito dela, sempre dizendo o nome do autor e editora. Por fim, ela fala: ‘E essa história entrou por uma porta e saiu pela outra e que quiser que conte outra’.”
Alessandra Tavares, mãe da Clara (Grupo 5)

Ensino Fundamental Anos Iniciais

“Parabéns para vocês que estão conseguindo manter as atividades. Abraços!”
Claudia Meira, mãe da Lais (2º ano)

“Vcs, professores, e todos envolvidos estão de parabéns! Infelizmente ninguém gostaria de estar vivenciando essa situação, mas teve que ser assim, então o que nos resta é nos unirmos e rezar para tudo isso terminar logo! Fiquem bem!”
Bianca Lima, mãe do Leonardo (2º ano)

“Fico muito feliz com o seu retorno e mais aliviada depois de ler seu e-mail. Agradeço a compreensão, realmente estamos vivendo um momento muito delicado, preocupante, mas que tenho a certeza que sairemos todos vitoriosos, com muito aprendizado e muita lição de vida! Conte comigo! Pode ter certeza que farei o possível e o impossível para alinharmos essa parceria. Dias melhores virão!! Aos poucos tudo vai se encaixando, mas nesse momento a compressão de ambos os lados é fundamental.”
Priscila Valery, mãe do Leonardo (2º ano)

“Nós estamos bem de saúde, graças à Deus! Continuamos nos esforçando na rotina de estudos com os nossos pequenos. E os áudios encaminhados com os conteúdos estão auxiliando.”
Pâmella Gomes, mãe da Manuella (2º ano)

“Obrigada pelas atividades! Essa semana foi muito educativa e divertida. Tenha um ótimo descanso nesse final de semana.”
Ana Paula, mãe da Diana (2º ano)

“Boa noite Fernanda e a toda equipe do Liceu Santista, queremos agradecer de coração todo esforço e atenção aos alunos. Vamos juntos passar por esse momento. Que Deus esteja conosco!!”
Giane Santos, mãe do André (4º ano)

“Muito obrigada pelo feedback, de fato é muito difícil ele ainda está se adaptando com o novo mecanismo! (…) Às vezes também encontramos dificuldade pelo congestionamento da plataforma, mas tudo está indo bem! Tenho pedido para que ele faça revisões do que já tem e anotações sobre dúvidas. Todos os dias ele faz algo quando está em casa comigo. Mesmo que não use a plataforma, está ativo, mas inseguro, questiona sobre sua dificuldade em se manter focado.
Eu agradeço muito o cuidado e vou ressaltar aqui, como já falei ao coordenador do meu filho mais velho. A equipe de tecnologia de plantão está de parabéns, muito gentis, esclarecendo todas nossas dúvidas. Obrigada a toda equipe e nos desculpe pela demora em alguns chamados, pois também estamos em processo adaptativo.”
Ana Paula, mãe do José Felipe (5º ano)

“As videoconferências foram muito bem recebidas por mães e alunos dos quintos anos. Esse contato com professoras e colegas é muito importante e estava fazendo falta para as crianças. Tenho certeza de que com essa prática, os ânimos se acalmarão. Um abraço!”
Andreia Guerra, mãe dos alunos Luana e Bruno (5º ano)

“Sei que são dezenas de reclamações e sugestões, mas venho dar parabéns à iniciativa de flexibilidade da escola nesses tempos difíceis, adaptações em todos os lares e serviços. Sei que estão tentando de toda forma modernizar e conviver com tudo isso, novo para todos nós. Entendo também que o plano de aula anual está pronto e entregue por seus professores, e refazer, reinventar e adaptar em novos tempos. Coisas jamais vividas antes, mas venho elogiar a Plataforma Schoology. Estamos nos adaptando também, estamos com dificuldades somente em entrar nas aulas on-line, mas com muita simplicidade e com um conteúdo riquíssimo a Professora de Artes hoje enviou uma videoaula de um modo simples de acessar. Parabéns a todos por esse esforço sem fim.”
Família Bozzella, da aluna Nicolli (5º ano)

“Obrigada, professora, pelo teu amor, dedicação, paciência, tolerância, pelo teu otimismo e esperança no olhar e nas palavras de todo dia. Não consigo agradecer o suficiente por tanta dedicação em ensinar e melhorar nossos filhos… quanto mais eu penso nisso, mais sou agradecida por tanto conhecimento passado com tanta sabedoria! Obrigada, obrigada, obrigada.”
Suzana Moura, mãe do Rodrigo (5º ano)

“Gostaria de agradecer seu carinho nessa fase tão difícil para todos nós. Tenha uma Páscoa abençoada e sinta-se abraçada por todos aqui. ”
Joyce Leal, mãe da Sophia (5º ano)

Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

“Estou escrevendo para deixar um agradecimento e elogio a vocês professores. Estamos todos nos adaptando a essa nova rotina de estudos. Confesso que, às vezes, até fico perdida acompanhando tantos conteúdos. Percebo o esforço do Vinícius, meu filho, em se adaptar a essa rotina também. No entanto, como sei que ele ama estudar, fico um pouco mais tranquila.
Hoje, acompanhando a aula em grupo virtual que as professoras de matemática e português fizeram, fiquei extremamente feliz com o cuidado e toda a dedicação delas e com o envolvimento dos alunos presentes na live. Sei que não será diferente com os demais professores. Percebi, por vezes, que tem o falatório, as brincadeiras, mas, ao mesmo tempo, toda a intervenção profissional delas pra que eles possam se sentir tranquilos e esforçados nessa nova forma de ensino, assim como na aula presencial.
Meu muito obrigada! Que essa fase passe logo e desejando que tudo vai ficar bem!”
Viviane Cordella, mãe do Vinícius (9º ano)

“Parabenizo o trabalho de vocês, no sentido de manter a qualidade do ensino prestado. Tenho acompanhado de perto, como sempre faço, a didática das videoaulas e  videoconferências, toda dedicação dos professores e de vocês da coordenação. Apesar da adaptação, que se faz necessária em função da situação tão atípica, a escola tem se saído muito bem, ouvindo os alunos, fazendo as adequações necessárias, permanecendo assim com a qualidade do ensino. Preocupação com a perda, em função não haver aula presencial, todos temos, mas tenho certeza também que a escola fará a escolha das melhores opções. Estou sempre a disposição, para colaborar no que for preciso.”
Simone Chioro, mãe da Alícia Vitória (9º ano)

“Agradecemos as informações e o esforço da equipe do Liceu neste período difícil. Temos certeza que vocês estão buscando as melhores soluções disponíveis para que os alunos continuem recebendo um ensino de qualidade. Registramos a nossa opinião de que devemos manter a estratégia atual o maior tempo possível e somente colocar a turma de férias em última instância.”
Gustavo e Sandra Magalhães, pais da Manuela (9º ano) e do Henrique (2º ano EM)

“Estou aguardando os informes com os próximos passos.  Você e sua equipe são profissionais de primeira, Lucas! E nos sentimos seguros por poder contar com vocês. Eu, especialmente, me sinto muito grata. Você nunca nos desamparou, por menor que fosse a questão. Desejo ainda mais sucesso em sua jornada. ”
Thais Telles, mãe do João Marcos (1º ano EM)

“Ficamos gratos pelas informações e aproveito para parabenizar os professores Cláudia Heloísa, Isabela, Marta, Marcus e todos os outros, porém estes que mencionei são profissionais engajados e autênticos. Aproveito esses dias trabalhando em home office para participar das aulas com a Melissa e podemos dizer que foram maravilhosas. Eles têm usado de estratégias dinâmicas nas aulas e vídeos, sendo assim bastante explicativos.
Reitero o meu agradecimento a toda equipe, pois tenho a certeza de que estão se esforçando ao máximo para que tudo dê certo. A Melissa realizou todas as atividades e estamos muito satisfeitos. Saibam que nós, como família, estamos daqui orando por todos e certos de que ficará tudo bem!”
Laís Campi, mãe da Melissa (1º ano EM)

“Realmente vocês estão sendo ótimos em não deixar nossos filhos parados no tempo, sem evolução de aprendizado. Toda e qualquer plataforma on-line está com instabilidades diante de tanta procura no mesmo período, mas nada que a paciência e o jeito não resolvam. Mais uma vez obrigada pela parceria de sempre, só nos mostra que nossa escolha pela segunda casa de nossos filhos está correta. Podem continuar contando conosco.”
Ana Cecília Santos, mãe do Caio (1º ano EM)

“Parabéns para vocês que estão conseguindo manter as atividades. Abraços!”
Claudia Meira, mãe da Lais (2º ano EM)

“Parabéns a todos pelo trabalho, inclusive eu fiz uma reclamação em relação aos excessos de conteúdo. Como você disse (Lucas), todos nós fomos pegos de surpresa com tantas mudanças, os desafios surgiram, assim como a insegurança também. Entretanto tudo foi acertado, vocês estão fazendo o melhor possível. Obrigada!”
Simone Freitas, mãe da Laura Fernanda (2º ano EM)

“Causa estranheza se aconteceu alguma crítica contra a forma de o Liceu continuar estimulando o aprendizado de seus alunos após autoridades indicarem o fechamento das escolas. Meu filho, liceísta há pouco tempo, adora a escola e eu, como pai, sinto que ele está no caminho certo para se tornar um homem de bem e com aptidão desenvolvida, pois percebo que o Liceu não se preocupa tão somente em aprovar seus alunos, mas, sim, em fazer homens e mulheres de bem para uma sociedade mais solidária e justa.
Em nada tenho a opor no que tange a todos os esforços da escola em se adaptar à realidade que vivemos atualmente, e tudo isso será aprendizado para todos. Apoio e admiro os métodos utilizados pelo Liceu Santista. Contem comigo.”
Danilo Alonso, pai do Yan (2º ano EM)

“Gostaria de parabenizá-los pela mudança e organização das atividades para esse período de quarentena. Começou meio conturbado, mas as coisas se ajeitaram e vejo tudo caminhando bem. Uma grande oportunidade para que os alunos também ocupem seu tempo neste momento. Sei que é bem difícil planejar e executar tudo isso, mas ao meu ver férias agora seriam muito ruins. As crianças já não podem fazer nada fora de casa. As aulas acabam ocupando uma parte do dia deles, tornando o dia mais ativo, dividido entre escola e alguns prazeres limitados dentro de casa. Acredito eu que, sem as atividades da escola, o dia se torne muito ocioso porque as opções de lazer dentro de casa vão se esgotando. Alguns ainda têm casas movimentadas, com irmãos, pais, o que não é nosso caso aqui. Acredito também que, com férias agora, os meses subsequentes se tornem tão exaustivos quanto, já que serão intermináveis 7 meses seguidos de aula. Sei que farão o melhor pelos alunos e pelo aprendizado. Mais uma vez agradeço o empenho de todos.”
Gabriela Afonso, mãe da Bruna (2º ano EM)

“Obrigada, obrigada. Cuidem-se e fiquem em casa. Até o retorno.”
Luciana Morais , mãe da Mariana Luisa (2º ano EM)

“Agradeço muito pelo trabalho que tem realizado junto à Equipe. Que desafio! Confio muito no trabalho que realizam e apoio totalmente! Temos procurado manter uma boa rotina e literalmente desligando tudo às 22h para todos garantirmos uma boa noite de sono.
Não é fácil para ninguém. Por mais que a gente fale do privilégio que esta geração tem com as tecnologias, só quem não teve para saber. Gostaria que ele fosse além do solicitado, mas não tenho conseguido.”
Wilma Muscas, mãe do Thiago (2° ano EM)

“Obrigada pela preocupação com os alunos. O João conseguiu assistir às aulas. Peço a Deus que ilumine a todos, principalmente você e toda equipe do Liceu. Tenho certeza que estão tentando fazer o impossível para que tudo se ajuste da melhor maneira possível. O Universo foi nocauteado sem tempo hábil para defesa. Agora, precisamos caminhar JUNTOS para que esse imprevisto que invadiu o universo não faça maiores estragos. O Ser Humano está precisando de renovação, fortalecer o coração e Deus está dando-nos uma chance para reflexão.”
Cila Abreu, mãe do João Pedro (3º ano EM)

“Agradeço os esclarecimentos, a dedicação e o empenho da escola, dos professores e de todos os envolvidos. De nossa parte, estamos nos empenhando para que tudo saia nos conformes. De momento o que atrapalha é a instabilidade na plataforma até para acompanhar as orientações. Se não tem acesso, pode atrasar um pouco. Do mais vamos juntos dar o nosso melhor para que ninguém saia prejudicado, nem escola nem responsáveis nem alunos. Se cabe uma sugestão, poderiam copiar os alunos quanto à notificação de aulas e acessos, pois muitos pais podem não abrir e-mails a tempo e acabar prejudicando o rendimento.”
Fátima Bernardo, mãe Laís (3º ano EM)