Equipe pedagógica participa do Congresso Estação Redei


A diretora Cláudia Cristina T.M. Taboada e os coordenadores Lucas Lamosa e Ana Margareth G. Junot participaram do Congresso Estação Rede i – A jornada, realizado entre os dias 23 e 25 de março, no Guarujá (SP). Promovido pelo UNO INTERNACIONAL e seus parceiros, o encontro, que reuniu profissionais da área educacional de todo o país, ofereceu seminários, plenárias e vivências para estimular essa reflexão.

Entre os destaques do encontro, uma conversa sobre criatividade com o ator, comediante e referência em improviso no Brasil, Márcio Ballas. Inspirado no tema do congresso, Bruno Ferrari, então intitulado Mestre do Jogo, propôs que os participantes construíssem sua própria jornada por meio das vivências do REDEi 2018. Para isso, cada um recebeu um diário para registrar sua caminhada e avaliar sua experiência.

Outras vivências trouxeram significado para a prática. Aproveitando a beleza do oceano Atlântico, na vivência “Braços à vela” os educadores tinham de construir uma embarcação para utilizar no mar. Estar aberto a novas sensações e a novos pensamentos foi o foco da vivência “Metanoia”. Na vivência “Sem Saída”, os participantes foram desafiados a resolver um problema para conseguir sair da sala, no estilo do jogo escape room. Em tempos de fake news, na vivência “Caçadores de Balelas” os educadores precisaram distinguir notícias falsas e verdadeiras.

Música

Os participantes foram agraciados com a apresentação do Zikir Trio. Formado por três pesquisadores e estudiosos da música oriental, o trio propõe uma nova e diferente abordagem da música étnica, buscando um caminho pela rota multicultural que atravessa o oriente e o ocidente desde a antiguidade, enraizada pelas trocas musicais entre os povos do mundo oriental.