Equipes de basquete são vice-campeãs da Liga Baixada Santista

As duas equipes de basquete, sub-15 e sub-17, capitaneadas pelo professor Hugo Vinícius da Hora, foram vice-campeãs do Torneio da Liga de Basquete da Baixada Santista (LBBS). As partidas finais foram muito disputadas e os placares, apertados. No sub-15, foram apenas dois pontos (uma cesta) de diferença: 49 a 51 para o Liceu São Paulo. No sub-17, foram quatro pontos: 65 a 69 para a Associação Realizar de Praia Grande. A cerimônia de premiação dos atletas foi realizada no Liceu Santista e contou com representes dos times das categorias sub-13, sub-15 e sub-17 que participaram do torneio da LBBS.

Dois alunos também foram premiados individualmente: Leandro de Abreu Silva, do 9º ano do Ensino Fundamental, recebeu o troféu de cestinha da categoria sub-15 com 316 pontos convertidos ao longo do campeonato e Enzo Khaled B. S. Caetano da Silva, também do 9º ano, foi eleito o MVP (Most Value Player, em tradução livre, o jogador mais valioso do ano) e segundo melhor cestinha.

Pela pontuação, o aluno Guilherme Barbosa Neiva, do 9º ano, foi o terceiro cestinha do torneio. “Nossos times fizeram excelentes campanhas, tanto que os três melhores cestinhas são nossos e um deles recebeu o troféu mais almejado, que é o MVP, um termo usado na NBA e adotado no mundo inteiro”, explica o professor Hugo Vinícius.

Lesões

No jogo sub-15, os liceístas estavam na frente no placar quando dois dos jogadores sofreram lesões, desestabilizando o time por causa da gravidade dos ferimentos. Faltavam apenas quatro minutos para encerrar a partida, quando o time adversário empatou e venceu por três pontos. “Mas os nossos meninos foram sensacionais. Tiveram a melhor campanha, melhor saldo, melhor ataque, melhor defesa de todo o campeonato. As lesões no último jogo não tiram o mérito por tudo o que fizeram.”

Na avaliação do professor Hugo, a partida final do sub-17 foi a mais emocionante. No histórico do torneio, o time perdeu o primeiro jogo, teve uma sequência de vitórias e depois perdeu apenas para o time campeão. Segundo o professor Hugo, a equipe de Praia Grande é muito forte, todos os jogadores têm 17 anos. “Nosso time é formado por alguns alunos de 15 e 16 anos jogando pela categoria sub-17. Foram além do limite deles e não desistiram em nenhum momento. No ano que vem, teremos uma boa base que vai nos credenciar como uma das equipes mais fortes do campeonato.”

Histórico

A equipe sub-15 disputou 12 partidas, das quais 11 vitórias e apenas 1 derrota. No total, foram 1013 pontos convertidos contra 459 pontos sofridos durante todo o torneio.

A equipe sub-17 também participou de 12 jogos. Foram oito vitórias e quatro derrotas. O time marcou 857 pontos e sofreu 617.