Estudantes antecipam tema da redação do Enem

Ao apresentarem o resultado da pesquisa “Luta antimanicomial: os direitos dos pacientes psiquiátricos e a quebra dos paradigmas na sociedade” no Fórum de Atualidades do ano passado, as estudantes Isadora Matos Carvalho e Laís Avila Pimenta da Cruz, do então 3º ano do Ensino Médio, não imaginavam que o tema da redação do Enem 2020, que prestaram no domingo, 17 de janeiro, fosse tão próximo daquela exposição para os professores e colegas de turma.

Ao ler o tema da redação, “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, Isadora diz que se sentiu aliviada e segura e rememorou a apresentação no evento escolar. “Fiz o meu esquema de ideias antes de começar a redação e consegui relacionar com todos os teóricos que havíamos usado no fórum”, conta confiante.

Já Laís afirma que, como não esperava por um assunto nesse nicho, sentiu-se “chocada”. “Por ser tão parecido com o tema (do meu trabalho), eu sabia muitas informações e tive que pensar muito em como transpor essas ideias para a redação.” Apesar do susto inicial, ela explica que conseguiu produzir o texto com o que acreditou ser mais importante para essa temática.

Indignação

Isadora lembra que a motivação para a pesquisa veio a partir de um vídeo-documentário que ela assistiu com a amiga Laís sobre o tema e que as exasperou. “Nós percebemos que era um tema pouco conhecido pela sociedade, pouco abordado nas escolas e nos trouxe muita indignação. Fez com que nós quiséssemos saber mais.”

Laís explica que, devido à necessidade de manter o distanciamento social, a metodologia utilizada no trabalho foi principalmente por pesquisa bibliográfica. “Utilizamos vários artigos, estudos filosóficos, obras literárias, expressões artísticas para ter mais conhecimento sobre as transformações ao longo do tempo.”

Uma entrevista com a psicóloga coordenadora de Saúde Mental que atua no CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) de Cubatão possibilitou conhecer a realidade atual e confirmar que houve evolução no tratamento dos pacientes psiquiátricos, mas que o preconceito ainda está presente.

Orientadores

As estudantes convidaram os professores Katia Rua (Ensino Religioso) e Almir Silva (Filosofia) para orientarem a produção do artigo sobre a luta antimanicomial. Segundo a professora, foi nítida a indignação delas diante da realidade dos manicômios no passado, principalmente o de Barbacena por causa dos maus tratos aos pacientes.

“Para nossa surpresa, o tema da redação do Enem veio ao encontro da pesquisa realizada pelas alunas, mas é importante lembrar que na apresentação delas no Fórum de Atualidades outros alunos tiveram a oportunidade de debater o assunto, ampliando o repertório sobre o tema e consequentemente tendo embasamento também para produzir a redação”, reitera a professora Kátia.