Alunos do Ampliado iniciam observação após plantio de alface

Quem já plantou um feijão no algodão, regou com água e ficou observando o seu desenvolvimento por alguns dias? Quem lembra a felicidade que foi ver a primeira folhinha saindo do grão? É esse envolvimento com a natureza, de sentir-se parte dela, que uma dimensão do Projeto de Vida – a sustentabilidade – busca trabalhar com os estudantes do 1º ao 5º ano do Fundamental que participam do Período Ampliado.

Com as orientações da professora de Ciências, Valdilene Carvalho, os liceístas experimentaram um outro plantio: a alface. Para isso, aprenderam todas as etapas: da colocação do cascalho, da manta para drenagem e da terra adubada até as sementes, mais terra para cobri-las e a rega com água.

“A intenção é acompanhar todas as fases do crescimento, identificando as mudanças nesse ser vivo até o momento da colheita. A ideia é que as crianças levem a hortaliça para casa assim que ela estiver pronta para o consumo e preparem uma linda salada para a família, contando como ela se desenvolveu ao longo das semanas.”

Conhecimento

Com esse exercício de observação, segundo a professora, busca-se incentivar uma nova visão de mundo por meio do conhecimento. Plantar, zelar pelas plantas enquanto estão crescendo, colher e comer o fruto ensinam aos estudantes que, ao cuidarem do meio ambiente com carinho, ele retribui positivamente.

“Esses ensinamentos extrapolam o âmbito escolar e desenvolvem a consciência ecológica das crianças em todos os lugares, transformando-as em multiplicadoras da educação ambiental.”