As aulas de culinária com a nutricionista Carina Schena sempre chamaram a atenção dos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que frequentam o Período Ampliado. Não apenas pelas receitas especiais escolhidas para essa faixa etária, mas também pela alegria das crianças de colocarem as mãozinhas na massa e fazerem elas mesmas as preparações.

A partir daí, seguindo a orientação da nutricionista, os estudantes foram misturando os itens para fazer a massa, untaram as fôrmas, usaram os cortadores para moldar os biscoitos. Para Carina, incentivar a participação dos estudantes na preparação de receitas estimula uma cultura de alimentação saudável, autonomia, além de possibilitar o fazer e o experimentar de maneira prazerosa, organizada e segura. “Quando são as próprias crianças que fazem as receitas, o envolvimento é diferente. Elas ficam orgulhosas de terem produzido e felizes com o resultado”.

[ Clique aqui para ver a receita ]

Conhecendo os utensílios

A aula inaugural da culinária do Período Ampliado, com liceístas participando da aula na escola e em casa assistindo on-line, foi para apresentar-lhes os equipamentos que são utilizados na cozinha para a preparação de refeições. Os estudantes conheceram o misturador de massa, separador de gemas, conjunto de medidores, espátulas, amassador de batatas, rolo de abrir massa, ralador de legumes, moldes para biscoitos, timer entre outros.