Quinze alunos são premiados na Olimpíada de Astronomia

Quinze alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio foram medalhistas na XXIII Olimpíada Brasileira de Astronomia, cuja prova on-line foi realizada em 13 de novembro. Foram oito de ouro (dois quais dois tiveram nota 10 na avaliação), cinco de prata e duas de bronze. Do total de liceístas premiados, sete foram pré-selecionados para a fase que escolherá os estudantes que vão participar dos treinamentos para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021.

Beatriz Trajano de Souza Lima e Cauê Gonçalves Silva (que gabaritaram na prova), Ana Victória Santos Vieira, Murilo Gonçalves Nascimento, Rafael Fernandes Zottino, Diego Nicoluche Ferreira Ramires e Nicolas Lira da Costa buscarão uma vaga nas equipes que vão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, em inglês), na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) e na GeCAA(Global e-Competition of Astronomy and Astrophysics).

Os estudantes pré-selecionados participarão de três provas on-line nos dias 15 de janeiro, 5 e 26 de fevereiro. Segundo os organizadores, serão esscolhidos os 150 melhores em ordem decrescente de média das três avaliações on-line. Na última fase da seletiva, os 40 melhores integrarão as equipes brasileiras.

Medalhistas da OBA

Ouro

Beatriz Trajano de Souza Lima (9º ano)
Ana Victória Santos Vieira (9º ano)