Estudar em casa é uma necessidade

Nestes tempos de distanciamento social em função do novo coronavírus, estudar (e ficar em casa, se puder) tornou-se uma necessidade para barrar a expansão do contágio da Covid-19. O grupo de gestão pedagógica do Liceu Santista se reestruturou para propiciar a continuidade do ensino aos seus estudantes. Todos eles estão recebendo conteúdos programáticos diretamente nas plataformas digitais que já eram utilizadas na escola: o Education e o Schoology.

O mundo tem vivido uma rotina diferente e as instituições educacionais, em especial, também estão se adaptando à nova demanda. Não é fácil nem simples estudar sozinho em casa, por isso a equipe de coordenação pedagógica, orientação educacional e os professores estão a postos para auxiliar todos os estudantes. No momento, é uma forma de diminuir distâncias e valorizar o conhecimento.

Na Educação Infantil, as famílias recebem semanalmente pelo Education uma coletânea de atividades planejadas pelas professoras, que fazem as devidas adaptações para o ambiente virtual. São vídeos, áudios, atividades de escrita e de leitura, além de encaminhamentos para que os pais possam ajudar as crianças em casa.

Alunos dos Ensinos Fundamental e Médio utilizam o Schoology para ter acesso ao conteúdo de todas as disciplinas da grade curricular. Os professores permanecem online durante todo o horário das aulas de acordo com o período lecionado. As atividades já agendadas no Schoology, como os simulados, por exemplo, serão mantidas.

Direção, coordenação, corpo docente e funcionários de TI se uniram com o intuito de estruturar um ambiente virtual para oferecer conteúdo de aprendizagem de forma organizada, permitindo que os estudantes avancem na compreensão dos conteúdos apresentados. Os planos de estudos também foram estruturados e organizados utilizando-se de diversos recursos como imagens, textos, propostas colaborativas, atividades online e offline, fóruns, videoaulas e videoconferências.

Estudo em grupo

Para amenizar a solidão de estudarem sozinhos, alguns estudantes do 9º ando do Ensino Fundamental estão se organizando em pequenos grupos para realizar as tarefas por videoconferência. Além de manterem a convivência – ainda que virtual – David Elhain, Henrique rocha, Nicholas Marques e Pedro Henrique Santiago se encontram diariamente em um horário determinado para estudar. “Em media estudamos 4 horas por dia, respondendo exercícios, fazendo pesquisas e discutindo as dúvidas coletivas”, explica Pedro Henrique.

A ajuda mútua é ratificada por Nicholas, que arremata: “Se eu, por exemplo, não entendi uma parte da matéria, eu ligo para um amigo que entendeu e ele me explica. Mas se ele também não entendeu uma outra parte que eu entendi, no decorrer da ligação nós trocamos ideias e conteúdos da matéria até que todo mundo consiga entender”.

A socialização com colegas possibilita a troca de ideias, o debate, a formulação de argumentações, a observação de diferentes pontos de vista, a inspiração e a ampliação do entendimento de mundo. Esses fatores favorecem a construção do conhecimento, do pensamento e da visão crítica.

Também as primas Lara Menezes e Alexandra Gênio, do 6º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, respectivamente, estudam juntas em casa. Elas concordam que estão se adequando bem à nova rotina de estudo em casa usando a internet. “A adaptação maior é dar conta de todas as atividades. Estou acordando cedo para conseguir estudar todo o conteúdo”, diz Alexandra.