Festa do Dia das Mães tem emoção, gratidão e acolhida

Homenagear as mães da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1, em especial, é sempre uma alegria. Os alunos se preparam durante semanas para o grande dia em que poderão presenteá-las com lindas demonstrações de amor.

No Infantil, várias apresentações com direito à declamação de poesias, parlendas, músicas com percussão e muitas declarações de amor fizeram o coração das mães bater mais forte. Já as mamães do berçário tiveram a oportunidade de participar de uma aula especial de natação junto com seus bebês e a professora Flávia Gazolli.

Convívio

O povo havaiano tem na simplicidade e no apreço pelas pequenas coisas a força que os move no dia a dia. Os moradores daquele arquipélago prezam pelo convívio com a natureza, que inclui o vulcão mais ativo do mundo, o Kilauea, e não abrem mão da música, da dança, de estar perto de quem se ama.

Por isso, sua cultura é repleta de ensinamentos que mostram como viver de forma mais tranquila, equilibrada, a aproveitar cada momento, a respeitar o meio ambiente e todas as pessoas.

Foi para esse lugar único que as mães do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental “viajaram” e conheceram, por meio da apresentação dos seus filhos, cinco preceitos havaianos que fazem a vida mais leve.

Liceístas do 1º ano deram vida ao conceito “Ohana”, que significa “família”; o 2º ano trouxe o “Ho’oponopono”, um mantra utilizado para a limpeza da mente em relação aos sentimentos (sinto muito, perdoe-me, eu te ano, sou grato). Alunos do 3º ano mostraram a “Aina”, que significa “terra” e o respeito pelo meio ambiente. “Mana”, trazida pelo 4º ano, representa a “mãe” e é considerada um presente dado pelos deuses havaianos. Já o 5º ano ficou com o “aloha”, que traz consigo votos de amor, carinho, paz, compaixão e misericórdia.

A cada chamada, os alunos foram chamados para dançar com suas mães e dividir com elas momentos de puro encantamento.