Festa Junina on-line alegra alunos do Fundamental 1

Este ano muita coisa mudou, outras foram adaptadas para barrar a propagação da Covid-19. A Festa Junina, por exemplo, aconteceu on-line e trouxe um novo jeito para a diversão. Não teve estalinho, pescaria e muitas comidinhas, mas não faltou alegria com uma gincana pra lá de animada que a turma do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental participou de casa.

“Embora estejamos em período de grande restrição de convívio social, que nos impede de termos aquela festa alegre na escola e em tantos outros locais, propusemos um festejo diferente, mas não não menos divertido, com cores, alto astral, delícias culinárias e muita animação”, explica a professora Regiane Brito, do 5º ano.

A Festa Junina é uma tradição brasileira e permeia aspectos religiosos e culturais, manifestados por meio da culinária, dança, roupas e adereços, brincadeiras, decoração entre outros.

Gincana

Para participar da gincana especial, cada estudante recebeu um guia de tarefas para realizar em casa com a família. Cada item teve uma pontuação, mas o que valeu mesmo foi o envolvimento e a alegria dos liceístas para realizar cada uma delas. Eles tinham que usar a criatividade para escolher um nome para essa festa virtual, procurar a origem da festa junina e dos santos juninos, elencar três instrumentos utilizados nas canções juninas, mostrar uma culinária típica, confeccionar um enfeito junino para enfeitara casa, adaptar uma brincadeira junina em casa, realizar uma dança adaptada da tradicional quadrilha, vertir-se com trajes típicos juninos e pesquisar os riscos que os balões podem oferecer às pessoas e ao meio ambiente.