FormAção 2021 reflete experiências e novos projetos pedagógicos

Professores da Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio iniciaram oficialmente o ano letivo focados em estudos e planejamento na edição on-line da FormAção Liceu Santista. Entre os dias 13 e 15 de janeiro, além da fala da equipe pedagógica, que trouxe as novidades para 2021, educadores convidados explanaram sobre temas que ampliarão a prática docente, o desenvolvimento de novos projetos e a troca de experiências sobre o ensino remoto posto em prática no ano passado por causa da pandemia.

O encontro foi aberto pela diretora Cláudia Cristina Taboada M. Santiago com uma retrospectiva das conquistas dos estudantes em 2020, bem como metas e estratégias para este ano. Entre os destaques, a adaptação dos liceístas ao ensino remoto emergencial, o apoio das famílias, o projeto socioemocional que auxiliou estudantes, professores e funcionários ao longo da quarentena, as dezenas de medalhas nas olimpíadas de astronomia e matemática, a reinvenção do Drama Club em tempos de distanciamento social, a preparação para o retorno de algumas atividades presenciais de forma segura e organizada, entre outros.

Um vídeo-surpresa com alunos e ex-alunos formados recentemente e até 10 anos atrás emocionou os professores pelo carinho e reconhecimento dos hoje profissionais atuantes em diferentes segmentos sociais.

Experiências

A diretora pedagógica do Colégio Bandeirantes, de São Paulo (SP), Mayra Ivanoff Lora, foi umas profissionais convidadas a participar da FormAção Liceu Santista e dividir com os professores a experiência vivenciada pela instituição em 2020. Na explanação “O futuro da Educação: ensino híbrido e engajamento dos alunos no ensino virtual”, a educadora destacou um novo olhar para as aulas presenciais, aulas invertidas, aulas híbridas, aprendizagem por problemas e projetos, avaliações formativas e com instrumentos variados e provas diferenciadas.

Sócio-fundador da NEXT49+ e ITEDUC (Institute of Technology and Education), o Prof. Me. Maurício Turra discorreu sobre “Aprendizagem baseada em projetos”, uma metodologia de aprendizagem centrada no estudante, onde o problema é o elemento motivador do estudo e integrador do conhecimento. Segundo ele, os resultados alcançados são positivos em função do aumento da motivação e autonomia. “O tempo dedicado ao seu desenvolvimento é maior e instiga maior busca de informações e leitura, possibilitando fixar melhor os conceitos.”

O coordenador de Ensino Religioso e Pastoral, Sérgio Pereira Nogueira Júnior, abriu o encontro todas as manhãs com uma reflexão do Evangelho e sobre a Campanha da Fraternidade 2021, cujo tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” é lapidado pelo lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.

Projetos

Ao longo da FormAção, os coordenadores pedagógicos Adrianna Nunez (Educação Infantil), Adriana Amore e Fernanda Papa (Fundamental eAnos Iniciais), Ana Margareth Junot (Fundamental Anos Finais) e Lucas Lamosa (Ensino Médio) tiveram a oportunidade de detalhar algumas alterações no currículo dos estudantes, que serão informadas aos pais e responsáveis nas próximas reuniões.

Também a equipe à frente do Projeto Viver Emoções – a psicóloga Flávia Gonzalez, a vice-diretora Neide Maria Santos, a orientadora Rita de Cássia Abreu Erra e os coordenadores Sérgio Nogueira e Marcelly Aide – mostrou o resultado alcançado junto aos estudantes e suas famílias, professores e funcionários participantes.

O último dia da FormAção foi dedicado à partilha de boas práticas em todos os segmentos. Na Educação Infantil, as professoras Alessandra Martins, Andréa Leocádio e Patrícia Barsotti explanaram sobre o projeto Reescrita de contos conhecidos (Grupo 5). No Fundamental Anos Iniciais, dois projetos foram compartilhados: “Cidadania: descobrindo o poder do protagonismo”, com as as professoras Alessandra Taddeo, Márcia Aparecida Saiago e Márcia Bordin (5º ano), e “O uso do blog como ferramenta pedagógica no trabalho com resenha”, com as professoras Daniela Rebola, Silvana Nogueira e o professor Douglas Teixeira (4º ano).

No Fundamental Anos Finais, as professoras Andreia Carvalho, Jenifer Sabatini, Valdilene Carvalho e Mariana de Souza explanaram sobre o projeto “Admirável Mundo Novo: leitura crítica em uma perspectiva interdisciplinar”, desenvolvido com estudantes do 8º ano.

“Práticas inclusivas no Ensino Médio – um case de sucesso”, com os professores Almir Silva, Cláudia Heloísa Andria e Adriano Liziero, finalizou o encontro de capacitação docente com o compromisso de tornar a aprendizagem dos estudantes ainda mais significativa.