FormAção Liceu Santista discute os desafios da sala de aula

2019 começou com muito estudo para os professores da Educação Infantil aos Ensinos Fundamental e Médio. Entre os dias 16 e 18 de janeiro eles se dedicaram à reflexão e debate de temas de relevância educacional na 15ª FormAção Liceu Santista, evento de capacitação pedagógica realizado anualmente. Este ano, encontro focou nos desafios do trabalho em sala de aula, como tornar o processo de ensino-aprendizagem ainda mais significativo e a importância do professor como mediador.

Entre os profissionais convidados para esta edição, estavam a Profª Drª Denise Regina da Costa Aguiar, que dissertou sobre a Base Nacional Comum Curricular; a Profª Me. Flávia Vivaldi, sobre Mediação de Conflitos; o advogado Bruno Busca, com orientações jurídicas no âmbito educacional; e o Prof. Dr Alexandre Saul, que pontuou a relevância do Projeto Político-Pedagógico para que a escola se posicione em relação aos valores e ideais defendidos.

A cada dia, o coordenador de Pastoral, Sérgio Pereira Nogueira Júnior, fez a acolhida e a reflexão com os educadores, convidando-os a refletir o significado da vida, da partilha, do amor ao próximo.

PPP Coletivo

A diretora Cláudia Cristina T.M. Santiago fez uma explanação sobre as concepções que norteiam o perfil do professor, como o respeito aos princípios católicos da instituição, a administração de sua formação contínua e permanente, a mediação de situações de aprendizagens, a valorização dos conhecimentos prévios dos alunos, o estímulo ao protagonismo estudantil entre outros.

Divididos em grupos, também os educadores debateram o assunto e elencaram quais são as características e habilidades que se espera encontrar em um bom professor. O resultado foi partilhado entre o grupo e comporá ainda outros momentos de formação.

A direção e os coordenadores ficaram à frente da discussão do Projeto Político-Pedagógico no coletivo. Inspirados na fala do professor Alexandre Saul, os docentes liceístas se debruçaram para atualizar as diretrizes que posicionam o Liceu Santista como escola de referência na cidade.