Liceu Santista monta drive thru para entrega de material escolar

A pandemia do novo coronavírus obrigou a sociedade a se reinventar para manter o mínimo de sua rotina com todos os cuidados e orientações possíveis para não colocar ninguém em risco de contrair a doença. Para entregar o novo lote do material escolar para estudantes da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental e Médio continuarem os estudos em casa, por mediação digital, o Liceu Santista implantou um sistema de drive thru, com horários específicos para cada grupo, oferecendo comodidade, praticidade e, acima de tudo, segurança às famílias.

Entre os dias 27 de abril e 4 de maio, a escola solicitou que apenas um familiar fizesse a retirada, de carro, no stand que foi montado no estacionamento, já próximo à saída. O intuito foi agilizar o atendimento, respeitando o distanciamento físico e com todos os funcionários envolvidos fazendo uso de equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas.

“Os que preferirem vir a pé para buscar o material podem retirá-lo na recepção da escola, cujo espaço já está sinalizado com o distanciamento mínimo de dois metros. Para não gerar aglomeração, reforçamos o pedido para que seja apenas uma pessoa por família e que ela faça o uso de máscara”, explica a diretora Cláudia Cristina T.M. Santiago.

6º ano EF: 9h às 12h

7º ano EF: 12h30 às 15h30

8º ano EF: 9h às 12h

9º ano EF: 12h30 às 15h30

1º e 2º ano EF: 9h às 12h

3º e 4º ano EF: 12h30 às 15h30

5º ano EF: 9h às 12h

1º ano EM: 12h30 às 15h30

2º ano EM: 9h às 12h

3º ano EM: 12h30 às 15h30

G2 e G3: 9h às 12h

G4 e G5: 12h30 às 15h30

Seleção

Toda a equipe reunida para a ação passou por uma pré-seleção, que já isentou os colaboradores do grupo de risco. Um dia antes da entrega programada, os funcionários passaram por uma checagem para averiguar se tiveram, nas duas últimas semanas, sintomas como febre, tosse, coriza ou problemas respiratórios, se houve contato com pessoas que apresentaram esses mesmos sintomas ou que tiveram diagnóstico confirmado de COVID -19. E também se passaram por alguma unidade hospitalar nos últimos 14 dias e se estão em isolamento domiciliar.

Para a diretora Cláudia Cristina, essa seleção minuciosa foi necessária para que fossem mantidas todas as precauções e orientações das autoridades sanitárias dos governos estadual e municipal. “Todo o nosso planejamento foi pensado minuciosamente para que não fôssemos surpreendidos por qualquer questão que pudesse colocar nossa comunidade em risco. Temos recebido muitos agradecimentos das famílias, que se sentiram seguras para dar mais esse passo em prol da continuidade dos estudos de seus filhos em casa até que possamos retomar as atividades presenciais.”

Cuidar de um para cuidar de todos

Os colaboradores que auxiliam na entrega dos materiais são orientados a seguir um padrão de segurança e de higienização assim que chegam na escola. Além da lavagem das mãos e do uso do álcool gel, as enfermeiras da escola medem a temperatura de cada um e efetuam a entrega dos kits de EPIs e as devidas orientações para o seu uso seguro.

“Estamos realizando todo o nosso protocolo de biossegurança de sempre, só que mais intensificado para esse momento. Nossa maior preocupação é com a saúde de todos”, reitera a diretora Cláudia Cristina.